Câmara dos Deputados

CPI do BNDES ouve ex-marqueteiros do PT João Santana e Mônica Moura

Dupla atuou em campanhas eleitorais de países que receberam financiamento do banco estatal

acessibilidade:

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES ouve nesta terça (9) os publicitários João Santana e Mônica Moura. A CPI investiga supostas irregularidades cometidas pelo BNDES no período de janeiro de 2003 a 2015.

O autor do requerimento para convocar os publicitários, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), lembra que os dois atuaram em campanhas eleitorais em diversos países e, por sua participação em esquema criminoso investigado pela Operação Lava-Jato, já foram condenados por lavagem de dinheiro.

“Quando se analisam as operações investigadas por esta CPI, salta aos olhos a grande interrelação entre a lista de países que firmaram contratos com o BNDES e a lista daqueles onde o casal João Santana e Mônica Moura atuou em campanhas presidenciais”, ressalta o parlamentar.

Bertaiolli cita Angola, Venezuela e Costa Rica como exemplos de países que receberam financiamentos do banco estatal brasileiro e em que campanhas eleitorais que tiveram a participação dos dois publicitários. “É imperioso entender se essas campanhas com pagamento via caixa dois pela Odebrecht estavam também relacionadas direta ou indiretamente com os recursos pertinentes aos financiamentos concedidos pelo BNDES”, resume. (Agência Câmara)

Reportar Erro