Rompimento da barragem

CPI de Brumadinho quer votar relatório neste mês com indiciamento da Vale

CPI ainda vai examinar documentos da quebra de sigilos telefônicos e de e-mails

acessibilidade:
O magistrado, contudo, entendeu não haver motivos para novo bloqueio, pois a seu ver a empresa “tem cooperado ativamente Foto: Corpo de Bombeiros MG

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho, deputado Rogério Correia (PT-MG), anunciou que vai apresentar seu relatório ainda neste mês, pedindo o indiciamento da Vale do Rio Doce e da empresa alemã Tüv Süd pelo crime socioambiental que vitimou cerca de 270 pessoas no fim de janeiro.

A Tüv Süd foi contratada pela mineradora para fazer auditoria e emitiu atestado de estabilidade da barragem que se rompeu. A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da Vale, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

Correia destacou que, em outubro, o Ministério Público, além do parecer da CPI, terá acesso a outro relatório que está sendo elaborado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e uma análise técnica da tragédia.

“O MP poderá indiciar mais de 20 pessoas e as duas empresas com responsabilidade criminal. Que a Justiça seja rigorosa porque, no caso de Mariana (MG), até hoje ninguém foi punido.”

Criada em abril, a CPI fez várias audiências na Câmara e em Brumadinho, a fim de ouvir grande parte dos envolvidos no rompimento da barragem do Córrego do Feijão, além de representantes das famílias das vítimas.

Para concluir o relatório, Rogério Correia informou que ainda vão ser examinados por uma força-tarefa da CPI documentos provenientes da quebra de sigilos telefônico e de e-mails, já que os sigilos fiscais e bancários foram barrados na Justiça. Também será realizada uma última audiência pública em Belo Horizonte para acatar as sugestões das pessoas atingidas pela tragédia.(Agência Câmara)

Reportar Erro