Mercosul-União Europeia

Compromisso de Bolsonaro com meio ambiente foi chave para acordo, diz Macron

Bolsonaro sinalizou ao presidente francês que Brasil não sairiam do acordo climático de Paris

acessibilidade:
Brasil já aplicou doses suficientes para vacinar toda a população da França. Foto: Frederico Mellado/ARG

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o compromisso do presidente Jair Bolsonaro com o acordo de Paris foi chave para o acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia, um dos maiores acordos comerciais da atualidade.

Na quinta (27), Macron afirmou que não assinaria nenhum acordo com o Brasil caso o país saísse do acordo climático de Paris, que criou metas para que os países consigam manter o aquecimento global em 2ºC. A saída brasileira foi cogitada pelo presidente brasileiro durante a campanha presidencial do ano passado.

Na sexta (28), antes do anúncio do acordo, Bolsonaro sinalizou ao presidente francês que o Brasil seguiria no acordo, durante um encontro entre os dois líderes na Cúpula do G20 em Osaka, no Japão – onde se reuniram as 20 principais economias do mundo.

O acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia eliminará as tarifas de importação para mais de 90% dos produtos comercializados entre os dois blocos. Para os produtos que não terão as tarifas eliminadas, serão aplicadas cotas preferenciais de importação com tarifas reduzidas. Produtos brasileiros como calçados terão as tarifas de importação reduzidas de 17% para zero, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Angela Merkel

A relação do Brasil com o meio ambiente foi tema de um comentário de outro líder mundial. A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que gostaria de conversar com Bolsonaro sobre o desmatamento no Brasil. O presidente brasileiro rebateu a declaração e disse que a Alemanha tinha muito a aprender com os brasileiros em relação à área do meio ambiente.

Reportar Erro