Google Trends

“Como anular meu voto?” é a pergunta eleitoral mais buscada no Google

Página destaca ainda o interesse de busca nos candidatos à Presidência e os assuntos mais buscados relacionados às eleições

acessibilidade:
"Como anular meu voto?" é a pergunta eleitoral mais buscada no Google. Foto: Pexels

O Google lançou nesta quinta (13) uma página decida à pesquisas sobre as eleições no Brasil, que ocorrem no próximo mês. A seção do site aponta as maiores tendências de pesquisa entre os usuários brasileiros, além de dados e gráficos sobre o interesse dos brasileiros a respeito de candidatos e política.

“Como anular meu voto?” é a pergunta relacionada às eleições mais buscada nos últimos sete dias na plataforma. As outras questões que mais aparecem no buscador são: “Como justificar o voto?”, “O que acontece se eu não votar?”, “Em quem votar em 2018?” e “O que é democracia?”.

A página do Google mostra ainda o interesse de busca nos candidatos à Presidência da República na última semana. Jair Bolsonaro (PSL) é o candidato mais buscado em todas as regiões do país, com 86%. O interesse no deputado atingiu recorde na última quinta (6), quando Bolsonaro foi vítima de uma facada. Desde então, o interesse no candidato vem caindo.

Em segundo lugar, aparece Ciro Gomes, candidato ao Planalto pelo PDT, com 6%. Fernando Haddad (PT), vem em seguida, com 3% do interesse dos internautas que navegam pelo buscador. Essa porcentagem, no entanto, não representa a intenção de votos dos eleitores brasileiros, apenas o interesse sobre o candidato na web.

O Google Trends aponta ainda o interesse de cada candidato em determinado espaço. Bolsonaro aparece em destaque nos estados de Roraima, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba e no Distrito Federal. No Ceará, há busca predominante por Ciro Gomes, enquanto no Paraná, por Alvaro Dias (Podemos). Marina Silva (REDE) se destaca nas pesquisas feitas no Acre e em Roraima.

Saúde é o tema relacionado às eleições que desperta maior interesse na busca do Google ao longo de 2018. Educação e emprego aparecem em segundo e terceiro lugar, seguidos por impostos e crime. Meio ambiente e desemprego são os assuntos menos buscados. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro