Ganhando um 'trato'

Bolsonaro se prepara para a cerimônia de posse prevista para a tarde desta terça

Irmãs dão um 'tapa no visual' de Bolsonaro para a posse

acessibilidade:
Presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebe ajuda de irmãs para se preparar para a posse.

Jair Bolsonaro toma posse como o 38º presidente da República, nesta terça (1º) em Brasília. Antes da cerimônia, que está marcada para começar às 14h30 e deve se estender até o início da noite, o presidente eleito conta com a ajuda das irmãs para se arrumar.

Bolsonaro chegou em Brasília no último sábado (29) e está hospedado na residência oficial da Granja do Torto, em companhia da família, se preparando para a cerimônia, que começa com um desfile da Catedral até o Congresso Nacional e termina com um jantar para autoridades no Palácio do Itamaraty.

Jair Bolsonaro foi eleito em segundo turno com 57,8 milhões de votos. O presidente eleito foi deputado federal por sete mandatos, somando quase 30 anos de Câmara dos Deputados.

Cerimônia

A cerimônia de posse começa por volta das 14h30 na Catedral de Brasília, onde Jair Bolsonaro — acompanhado da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro — se encontra com o vice-presidente Hamilton Mourão.

Dali, o presidente eleito segue de carro até o Congresso Nacional, onde participa da sessão solene de posse, presidida pelo senador Eunício de Oliveira (MDB-CE). Bolsonaro fará o juramento, seguido pelo primeiro discurso como presidente.

Na saída do Congresso, o presidente eleito acompanha a execução do hino nacional e a salva de 21 tiros de canhão. Se as condições climáticas permitirem, ocorrerá ainda uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Por volta das 16h, Bolsonaro e Mourão — acompanhados das esposas — sobem a rampa do Palácio do Planalto, onde serão recebidos pelo atual presidente, Michel Temer, e a primeira-dama Marcela Temer.
Após receber a faixa presidencial de Temer, Bolsonaro faz um pronunciamento, que será acompanhado pelo público presente. A expectativa é de que de 250 mil até 500 mil acompanhem a posse na Esplanada dos Ministérios.

Em seguida, o presidente vai para o Salão Nobre, onde receberá os cumprimentos dos convidados e dará posse aos 22 ministros. A partir das 18h30, o casal Bolsonaro receberá os convidados em um coquetel no Palácio Itamaraty.

A cerimônia de posse de Jair Bolsonaro contará com o maior esquema de segurança já organizado para a ocasião. O público não poderá portar guarda-chuva, objetos cortantes, máscaras, carrinhos de bebês, fogos de artifício, bebidas alcoólicas, garrafas, sprays, bolsas e mochilas. Além disso, será permitido o acesso à Esplanada apenas a pé — bicicletas, patins e qualquer outro meio de transporte estão proibidos.

Reportar Erro