Desarticulação total

CCJ da Câmara humilha o Planalto convocando o articulador político do governo

acessibilidade:
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. (Foto: Antônio Cruz/ABr)

O governo foi derrotado na sessão desta terça-feira (29), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, que aprovou requerimento do deputado Aliel Machado (PSB-PR), que na prática convoca o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para prestar esclarecimentos a respeito do decreto do poder Executivo que ampliou a posse e o porte de armas no País.

A derrota é ainda mais significativa e humilhante para o governo na medida em que, ironicamente, o alvo foi o ministro responsável pela articulação política do governo. Os deputados demonstraram na prática que Onyx Lorenzoni não consegue articular nem mesmo contra sua própria convocação. A CCJ nem sequer fez opção pela cordialidade: decisão obriga o ministro a comparecer

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), correligionário do ministro, defendeu que o tema fosse adiado para a próxima semana, mas foi inútil. O deputado criticou a ausência de parlamentares governistas no debate sobre a convocação. “Não falo em nome da liderança do governo e me assusta não haver ninguém do governo fazendo esse papel. É bizarro e assustador não ter defesa de nenhum líder do governo”, criticou Kataguiri.

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) defendeu que o pedido de convocação fosse transformado em um convite. “Não faz sentido o que o deputado Kim Kataguiri está falando, me desculpe”, opinou, ao se referir à concordância do deputado em manter o pedido de convocação, apenas com o adiamento de uma semana. Usualmente, parlamentares ligados ao governo trabalham para transformar pedidos de convocação em convite, o que desobriga a autoridade de comparecer à comissão.

Kataguiri afirmou que não teria como garantir a vinda do ministro caso a aprovação fosse para o convite. Depois de falar ao telefone com Lorenzoni, afirmou que o ministro deu o aval para a convocação e, portanto, ele abriria mão de obstruir a reunião da CCJ. Com isso, a convocação foi aprovada. A data do depoimento do ministro ainda não foi divulgada.

 

Reportar Erro