AST aprovado

Câmara aprova acordo com os EUA para uso da Base de Lançamentos de Alcântara

Acordo faz o Brasil ingressar no mercado que movimentou, em 2017, cerca de US$3 bilhões

acessibilidade:
Sessão deliberativa da Câmara dos Deputados, em Brasília - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos sobre o uso da Base de Lançamentos de Alcântara, firmado em março.

O chamado Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) contém cláusulas que protegem a tecnologia americana de lançamento de foguetes e estabelece normas para técnicos brasileiros quanto ao uso da base e sua circulação nela.

Caso seja aprovado pelo Senado, o acordo permitirá que o Brasil ingresse em um mercado que movimentou, em 2017, cerca de US$3 bilhões em todo o mundo, segundo dados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

Votação de destaques

O Regimento Interno da Câmara prevê que, quando não há mudança no texto original, sejam as emendas sejam votadas antes do texto e dos destaques.

Os deputados rejeitaram emenda que retirava do acordo um trecho que impedia o Brasil de usar os recursos dos lançamentos no desenvolvimento de foguetes lançadores de satélites e/ou armas de destruição.

A emenda também retirava a restrição ao lançamento de satélites por países sujeitos a sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas ou acusados pelos Estados Unidos como financiadores de terrorismo ou mesmo de países que não assinaram o acordo de não proliferação de foguetes (MTCR), como a China. Os deputados também rejeitaram dois destaques que tratava da restrição a outros países.

Reportar Erro