Mais uma vez

Cabral vira réu em ação ligada a obra da Linha 4 do metrô do Rio

Obra custou quase R$ 10 bilhões, o empreendimento mais caro feito para os Jogos Olímpicos do Rio

acessibilidade:

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral virou réu em uma ação por improbidade administrativa, envolvendo as obras da Linha 4 do metrô. Outros 22 réus, incluindo 15 empresas, também respondem pelo mesmo processo.

A obra da linha do metrô que liga as zonas Sul e Oeste da capital fluminense custou aproximadamente R$ 10 bilhões, sendo o empreendimento mais caro realizado para os Jogos Olímpicos que aconteceram no Rio de Janeiro em 2016.

De acordo com os promotores, a concessionária Rio Barra S/A — vencedora da licitação — não realizou nenhum dos investimentos previstos no contrato. Mesmo assim, a empresa recebeu pelo empreendimento.

Cabral está preso desde novembro de 2016, no âmbito da Operação Calculite, da Lava Jato. A ação investigou o recebimento de propina pelo ex-governador do RJ em troca de favorecimento em contratos públicos. As condenações de Cabral já somam 198 anos e 6 meses de prisão.

Nesta segunda (1º), Cabral e Pezão, outro ex-governador do Rio preso por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção, foram denunciados por recebimento de propina e doações não declaradas à Justiça Eleitoral para a campanha de Pezão, em 2014.

Segundo o Ministério Público do RJ, Cabral liderava a arrecadação para garantir permanência de seu grupo político no Executivo fluminense.

Reportar Erro