Sanções

Bolsonaro sobre navios iranianos: ‘Estamos alinhados à política dos EUA’

Por causa de sanção americana, a Petrobras não forneceu combustíveis para navios iranianos

acessibilidade:
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Reunião bilateral com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Foto: Alan Santos / PR

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar neste domingo, 21, sobre a sanção econômica contra o Irã. O líder brasileiro afirmou que o Brasil está alinhado à política dos Estados Unidos.

Bolsonaro disse ainda que o governo federal alertou as empresas brasileiras sobre embargos impostos contra o Irã. Na sexta-feira, 19, a Petrobras confirmou que não forneceu combustíveis para navios iranianos carregados com milhos no Porto Paranaguá (PR).

“Sabe que nós estamos alinhados à política deles. Então, fazemos o que tem de fazer”, disse. Ele afirmou também que não conversou sobre o assunto com os Estados Unidos.

O embargo visa atingir o setor petrolífero iraniano, o que atrapalhou o reabastecimento dos navios, com a Petrobras recusando-se a vender combustível por temer represálias ao violar as regras americanas.

No entanto, os iranianos são os maiores importadores de milho do Brasil e também estão entre os principais compradores de soja e carne bovina. Embora alimentos não sejam o foco das sanções dos EUA, o caso levanta alguma preocupação sobre as exportações do agronegócio ao país persa.

Reportar Erro