Fim da crise

Bolsonaro respalda general Augusto Heleno após crítica do filho

Presidente foi ao jogo Brasil 2x0 Argentina no Mineirão, em Belo Horizonte

acessibilidade:

Em meio a uma nova saia justa criada por Carlos Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro entrou em contato com o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, e manifestou respaldo a ele.

A informação foi confirmada à reportagem nesta terça-feira (2) por dois assessores presidenciais, segundo os quais Bolsonaro atuou para prestigiar o ministro e evitar que o episódio se transformasse em uma nova crise política em meio à tramitação da reforma previdenciária.

Em público, no entanto, o presidente evitou comentar o episódio. Questionado na chegada a almoço no Ministério da Defesa, ele pediu que a imprensa perguntasse sobre o assunto a seu filho, vereador pelo Rio de Janeiro.

Nos bastidores, a crítica indireta do filho do presidente ao general foi condenada pela cúpula militar, para a qual ele insiste em causar desarmonia no governo de seu pai.

Na segunda-feira (1º), Carlos fez um comentário em uma página bolsonarista na qual uma pessoa que se identificava como jornalista acusava o GSI e a FAB (Força Aérea Brasileira) de serem cúmplices do sargento Manoel Silva Rodrigues, preso na Espanha com 39 kg de cocaína.

“Por que acha que não ando com seguranças? Principalmente aqueles oferecidos pelo GSI? Sua grande maioria podem [sic] ser até homens bem intencionados e acredito que seja, mas estão subordinados a algo que não acredito. Tenho gritado em vão há meses internamente e infelizmente sou ignorado”, escreveu o vereador.

O site bolsonarista atacou diretamente Heleno, dizendo que “a culpa é dele”, replicando o que assessores palacianos haviam dito quando o caso estourou. O general chegou a responder, dizendo que a responsabilidade pelas revistas de aeronaves era da FAB.

No início da noite, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente conversa com o general 24 horas por dia e que o ministro conta com um “apreço especial” de Bolsonaro.

“Ele [Bolsonaro] faz diariamente [um aporte a Heleno]. Tem um apreço especial pelo general e o tem como um dos ministros sênior, com quem dialoga e troca ideias. Isso claramente deixa no general a sensação e a certeza da confiança do presidente no trabalho que ele desenvolve”, disse.

Não é a primeira vez que Carlos entra em conflito com a núcleo militar do Palácio do Planalto. Nas redes sociais, o filho do presidente já fez críticas públicas ao vice-presidente Hamilton Mourão e ao ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos dos Santos Cruz –que foi demitido semanas depois.

Também nesta terça, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que, ao atacar Carlos Bolsonaro, seu irmão, “a imprensa está lhe dando notoriedade”. “Estão repetindo a fórmula que elegeu um deputado desconhecido do baixíssimo clero a Presidência da República.” (Folhapress)

Reportar Erro