Homenagem em Natal

Bolsonaro recebe pedido para convidar Trump para celebrar Conferência do Potengi

Grupo de comunicação sugere homenagem anual a encontro entre Vargas e Roosevelt

acessibilidade:

O presidente Jair Bolsonaro recebeu do Secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a proposta de um grupo de comunicação de Natal (RN) para convidar o presidente americano Donald Trump para celebrar os 77 anos da Conferência do Potengi e da criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A ideia é também incluir no calendário turístico nacional a o encontro histórico ocorrido em 28 de janeiro de 1943, entre o então presidente Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, a bordo de um destroyer americano, atracado na capital do Rio Grande do Norte.

A sugestão do grupo de comunicação Dial Natal, que opera no Rio Grande do Norte sob a presidência do jornalista Felinto Rodrigues Netto, é criar um evento anual para celebrar o encontro estratégico realizado às margens do rio Potengi, que contribuiu com a vitória das Forças Aliadas na II Guerra Mundial..

A carta entregue por Marinho a Bolsonaro na semana passada relembra que, à época, o chefe de Estado americano falou em nome do primeiro ministro inglês Winston Churchill e de Charles De Gaulle, líder das forças francesas livres, os quais, consensualmente, identificaram a cidade de Natal, próxima ao Cabo São Roque, como o ponto geográfico estratégico da América continental, mais próximo da África e Europa e que por tal motivo teria protagonismo especial e decisivo, na montagem do sistema de defesa estratégica das Forças Aliadas, durante a II Guerra Mundial.

Neste encontro histórico nasceu a heroica Força Expedicionária Brasileira (FEB), liderada pelo general Mascarenhas de Morais, incorporada ao 5º exército americano, com atuação no front de guerra ao Norte da Itália.

A Conferência do Potengi viabilizou o apoio estratégico às centenas de aviões militares, que dia e noite pousavam e decolavam, transportando suprimentos para as frentes Aliadas, no norte da África. Em consequência instalou-se em Natal, a maior base da Força Aérea norte-americana, em território estrangeiro, com efetivo permanente de mais de 15 mil soldados.

O documento, em poder do Presidente Jair Bolsonaro para análise de sua viabilidade, ressalta que dois locais estratégicos se destacaram na consolidação da vitória dos países Aliados na II Guerra Mundial: a praia de Omaha, na Normandia e a cidade de Natal, que à época compreendia o atual município de Parnamirim, no Brasil. No chamado dia “D” morreram combatentes na Normandia, França.  Em Natal evitaram-se catástrofes fatais para o futuro da humanidade. Hitler já projetara invasão dessa cidade, como meio de montar “trampolim de apoio”, em projetado ataque maciço ao canal do Panamá.

A ideia é que, em 28 de janeiro de 2020, ao completar 77 anos do histórico encontro dos Presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, seja oficializada a homenagem anual à Conferência do Potengi, a exemplo do que ocorre anualmente nas praias da Normandia, na França. Para isso, foi solicitado, através da proposta encaminhada pelo Secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, que o Presidente Jair Bolsonaro encaminhe convite oficial, em nome do Governo Brasileiro, ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que esteja presente no lançamento da homenagem à Conferência do Potengi e à criação da FEB, marcada para ocorrer em Natal, em 28 de janeiro de 2020.

Reportar Erro