Quinto mandato

Bolsonaro parabeniza Netanyahu pela reeleição como premiê de Israel

O primeiro-ministro assume seu quinto mandato após uma disputa apertada contra Benny Gantz

acessibilidade:
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante visita ao Muro das Lamentações na Cidade Velha de Jerusalém. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no Twitter, na manhã desta quinta (11), para parabenizar Benjamin Netanyahu pela sua reeleição ao cargo de primeiro-ministro de Israel.

“Parabenizo Netanyahu pela grande vítoria e pela renovação de seu mandato como Primeiro Ministro de Israel. Bibi é um grande líder e seguiremos trabalhando juntos pela prosperidade e pela paz dos nossos povos, com base em nossos valores e convicções profundas”, declarou o presidente brasileiro, chamando o premiê por seu apelido.

Mesmo sob suspeitas de corrupção, Netanyahu foi eleito para o quinto mandato, contando com o maior bloco do Parlamento, com 65 dos 120 assentos. Esse será o quarto mandato consecutivo: o premiê ocupou o cargo entre 1996 e 1999; e depois reassumiu em 2009.

A decisão contra o principal rival de Netanyahu, o ex-militar Benny Gantz, foi apertada. Projeções apontavam o partido do premiê reeleito, o Likud, e o do Gantz, o partido Azul e Branco, tinham o mesmo número de cadeiras no Parlamento israelense, o Knesset. No entanto, Netanyahu e seu partido possuem maior capacidade de fazer alianças, o que lhe garantiram a maioria das cadeiras no parlamento.

O primeiro-ministro de Israel é um dos principais aliados do governo Bolsonaro. Na última semana, o presidente brasileiro fez sua primeira visita oficial ao país, quando anunciou a abertura de escritório comercial em Jerusalém. A intenção de Bolsonaro, desde sua eleição, é de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, assim como fez o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Veja a postagem de Bolsonaro:

Reportar Erro