Sem Lula

Bolsonaro lidera e Alckmin ultrapassa Marina em SP, diz Paraná Pesquisas

Em cenário com Lula, o petista empata com Bolsonaro na liderança no Estado

acessibilidade:
Em São Paulo, Ibope aponta: Lula, 20%; Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro, 14% (Foto: Reprodução)

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira, 31, realizada em 85 municípios do estado de São Paulo, mostra os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rigorosamente empatados, com 21,9% e 21,8% das intenções de votos respectivamente, na pesquisa estimulada à Presidência da República.

A principal novidade no levantamento é o crescimento da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), que pela primeira vez aparece na segunda colocação, com 14,9%, superando Marina Silva (Rede), que marca 5,8%. O número de Alckmin ainda é baixo considerando que o tucano governou São Paulo pelos últimos sete anos.

Em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT), com 5,8%, seguido por João Amoêdo (Novo), com 3,4%, e Alvaro Dias (Podemos), com 3,3%. Segundo a pesquisa, 5,3% dos paulistas não souberam responder e 12,8% não escolheriam nenhum dos candidatos.

Cenário sem Lula

Sem a presença do nome do ex-presidente Lula na lista de candidatos – cenário prestes a ser oficializado pela Justiça Eleitoral –, Bolsonaro lidera a disputa pela Presidência da República com 23,1% das intenções de votos, Alckmin salta para 17% e Marina Silva fica em terceiro, com 11,%.

Neste cenário, o destaque ficou por conta do crescimento do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que tinha 5,1% das intenções de votos na última pesquisa feita pelo instituto e nesta, à medida em que é relacionado com Lula para o eleitorado, aparece com 7,3%. Haddad deverá ser anunciado candidato do PT no lugar de Lula.

Ciro Gomes aparece em quinto nas intenções de voto, com 7%. Em seguida, vem Alvaro Dias, com 3,5%, mesmo patamar de João Amoêdo. Henrique Meirelles (MDB) tem 1,3%, e os demais candidatos marcam menos de um ponto percentual. Outros 6,6% disseram estar indecisos e 17% afirmam que não vão optar por nenhum candidato.

A pesquisa do instituto Paraná, em parceria com a Jovem Pan, foi feita de 25 a 30 de agosto.  O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-08470/2018.

Reportar Erro