Não perde tempo

Bolsonaro lembra que Datafolha previa derrota em 2º turno, ao ironizar pesquisa

Presidente diz não perder tempo com pesquisa que o coloca 'menos inteligente' que Lula e Dilma

acessibilidade:

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ironizou pesquisa divulgada pelo Datafolha neste domingo (7), ao afirmar que não vai “perder tempo” em se manifestar sobre o levantamento que registra a pior avaliação após três meses de governo entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato desde a redemocratização de 1985. O presidente disse que o instituto previu que ele seria derrotado para qualquer um de seus adversários, quando disputasse o 2º turno das eleições presidenciais de 2018.

“Datafolha? Não vou perder tempo para comentar pesquisa do Datafolha, que diz que eu ia perder para todo mundo no segundo turno”, afirmou Bolsonaro, ao ser questionado pela reportagem da Folha na saída do Palácio do Alvorada.

O presidente reforçou a ironia ao citar um dos resultados do questionamento sobre a opinião do eleitor sobre seu nível de inteligência. “Tem um item lá de que Lula e Dilma são mais inteligentes do que eu. Valeu, Datafolha”, disse o presidente.

Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados consideram o capitão reformado muito inteligente, ante 39% que o consideram pouco inteligente.

A comparação com os ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff também se refere ao período equivalente, ou seja, os três primeiros meses do primeiro mandato de cada um.

Na pesquisa realizada em 31 de março e 1ª de abril de 2003, 69% dos entrevistados consideravam Lula muito inteligente, e 24%, pouco inteligente.

O levantamento de 15 e 16 de março de 2011, no início do primeiro mandato de Dilma, apontou que 85% dos entrevistados consideravam a então presidente muito inteligente, e 9%, pouco inteligente.

ELEIÇÕES 2018

Nas eleições passadas, as pesquisas do Datafolha mostraram que Bolsonaro perderia para qualquer dos adversários em 2º turno, em todos os levantamentos durante a campanha eleitoral do 1º turno, exceto nas pesquisas divulgadas após o dia 4 de outubro, três dias antes da eleição, quando o instituto mostrou que o então candidato do PSL venceria o 2º turno apenas se disputasse contra Fernando Haddad (PT), com um ponto percentual de diferença. No anterior de 28 de setembro, as simulações de 2º turno registraram: Alckmin 45% x 38% Bolsonaro; Ciro 48% x 38% Bolsonaro; e Haddad 45% x 39% Bolsonaro.

Na véspera da primeira votação, o Datafolha registrou que o hoje presidente alcançava 40% das intenções dos votos válidos, enquanto o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), seu adversário direto na disputa, 25%, na disputa em 1º turno.

A um dia do segundo turno, realizado em 28 de outubro, o Datafolha mostrou que Bolsonaro era favorito com 55% das intenções de votos válidos e vantagem de 10 pontos percentuais sobre Haddad. (Com informações da Folhapress)

Reportar Erro