Bolsa Família continua

Bolsonaro desiste de criar o Renda Brasil e diz ser devaneio congelar aposentadorias

Presidente proíbe tema e garante que jamais reduziria aposentadorias ou benefícios para pobres

acessibilidade:
Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR

Em tom de irritação, o presidente da República Jair Bolsonaro anunciou pelas redes sociais nesta terça-feira (15) que desistiu de criar Renda Brasil, dando fim à tentativa de seu governo de ampliar e substituir o Bolsa Família.

Ao garantir a continuidade do programa social que marcou os governos petistas, Bolsonaro reagiu à repercussão negativa do que chamou de “devaneio”: a proposta de congelar benefícios como aposentadorias e pensões, anunciada pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

“Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade. Como já disse jamais tiraria dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos”, disse Bolsonaro, ao dar fim ao projeto de ampliação das ações sociais no qual seu governo apostava.

“E a última coisa, para encerrar: Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, disse Bolsonaro, ao encerrar vídeo publicado em suas redes sociais.

Sem citar Waldery Rodrigues, Bolsonaro prometeu “cartão vermelho” a integrante de seu governo que lhe apresentar propostas como a de congelar aposentadorias. “Quem porventura vier propor para mim uma medida como essa, eu só posso dar um cartão vermelho para essa pessoa. É gente que não tem o mínimo de coração, o mínimo de entendimento [sobre] como vivem os aposentados no Brasil”, ressaltou Bolsonaro.

“Por parte do governo, jamais vamos congelar salário de aposentados, bem como jamais vamos fazer com que o auxílio para idosos e pobres com deficiência seja reduzido para qualquer coisa que seja”, garantiu Bolsonaro.

Veja o anúncio do presidente:

– Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, um devaneio de alguém que está…

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Tuesday, September 15, 2020

Reportar Erro