Bloco do Jair

‘Blocão’ governista na Câmara poderá reunir duzentos deputados

Novo governo costura bloco com vários partidos, como PSL, MDB, PP e PRB

acessibilidade:
A Esplanada dos Ministérios já está interditada: tudo pronto para a festa da posse. (Foto: José Cruz/ABr)

Com a adesão de importantes partidos à candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Câmara dos Deputados, o novo governo Bolsonaro decidiu costurar um “blocão governista”, constituído de MDB, PP, PRB e PSL. A formalização do bloco ocorrerá após o início da legislatura, mas a tendência é o grupo vir a ser liderado pelo PSL, partido do presidente eleito. Os quatro partidos somam 153 deputados federais, por enquanto. Mas a expectativa é que esse número passe dos 200. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

É esperada a transferência de deputados sobretudo para o PSL, em razão da cláusula de barreira que inviabilizou partidos menores.

A oposição (PT, PDT, Psol, PV, PCdoB, Rede e PPL) terá bancada de apenas 110 deputados na Câmara, em 2019. Só dá para fazer barulho.

Apesar de PSD e PR já terem fechado apoio ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), há ainda tratativas com os dois partidos.

Deputados federais reeleitos reclamam da “falta de ação” de líderes do novo governo que “estão sendo driblados” por outros, mais experientes.

Reportar Erro