Câmara dos Deputados

Bancada rachada do PT anuncia apoio a candidato de Rodrigo Maia

Dos 54 deputados petistas, 27 votaram por apoiar Baleia Rossi (MDB), mas 23 foram contra a decisão da direção do PT

acessibilidade:
Rodrigo Maia e dirigentes partidários em seu acordo de cúpulas: o problema é que não há "votos de cabresto" no parlamento.

No primeiro dia útil de 2021, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Ênio Verri (PR), ocupou as manchetes com o anúncio de que a bancada do partido vai apoiar o candidato do MDB, Baleia Rossi, à sucessão da Presidência da Casa. Choveu no molhado. O apoio já havia sido anunciado no fim de dezembro. O factoide, no entanto, revela que a bancada do partido de Lula e Dilma está rachada: apenas 27 deputados foram a favor do candidato do MDB e 23 votaram contra.

O detalhe é que  a votação para presidente da Câmara é secreta, portanto deputados não podem ser penalizados pelos seus partidos, caso não sigam a orientação dos líderes.

Baleia Rossi foi escolhido, após muitas semanas de dúvidas, como o candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o atual presidente da Câmara. Maia passou todo o ano de 2020 tentando emplacar formas de permanecer no cargo, apesar da proibição expressa da Constituição. O Supremo Tribunal Federal barrou as pretensões inconstitucionais de Maia, que correu para formar um “bloco” com partidos de esquerda para tentar viabilizar a vitória do seu candidato.

No final do ano passado, o apoio do PT ao candidato do MDB e do DEM  já havia sido anunciado através de uma coletiva de imprensa com a presença a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

Reportar Erro