Projeto de Lei

Ayrton Senna da Silva pode ser intitulado como patrono do esporte brasileiro

Foi aprovado na CCJ da Câmara o projeto que declara Senna patrono do esporte brasileiro

acessibilidade:
Ayrton Senna (1960-1994) foi tricampeão mundial de Fórmula 1 Foto: Facebook

Na história da Fórmula 1 existe um nome que deve ser eternizado, trata-se do tricampeão mundial, o piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva, não só pelos espetáculos que protagonizou em todas as suas corridas, como pelo exemplo de determinação e solidariedade que traçaram a sua trajetória.

Foi o respeito e a admiração pela história de Senna, que fez o deputado federal Filipe Barros (PSL-RJ) elaborar o projeto de lei 2793/19, com intuito de tornar o piloto patrono do esporte brasileiro. “Senna foi piloto de Fórmula 1 durante os anos 80 e 90, sendo considerado, por muitos, como o maior nome do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial”.

O PL foi aprovado na Comissão e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (24), em caráter conclusivo e agora seguirá para a análise do Senado Federal.

Barros ressalta que Senna estabeleceu um novo patamar de excelência no esporte. “Sua supremacia era evidenciada em três situações onde o desafio de guiar em altíssima velocidade era ainda mais intenso: na chuva, na execução de voltas perfeitas nas poles e nos circuitos de rua. Senna foi além de tudo isso, um incansável esportista na busca de ultrapassar seus próprios limites. O brasileiro foi o responsável por alguns dos momentos mais marcantes da principal categoria do automobilismo mundial”.

Para o deputado é importante destacar que a relevância do piloto é reconhecida mundialmente, mesmo após 25 anos da sua morte. “Anos após sua morte, em 2009, Ayrton Senna foi eleito, numa consulta a 217 pilotos da Fórmula 1 pela revista inglesa Autosport, o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos”.

Diversos documentários foram feitos para contar a história de Senna. Em 2017 foi lançado um vídeo com depoimentos de diversos pilotos e integrantes do universo da F1 sobre o piloto brasileiro.

Senna do Brasil

Ayrton Senna da Silva, aos 34 anos, morreu de maneira trágica, no dia 1º de maio de 1994, quando é comemorado o Dia do Trabalhador, durante a corrida do Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, após uma curva, o piloto acabou batendo na mureta de proteção.

Reportar Erro