Parapan-Americanos

Atletas do DF brilham nos Jogos Parapan-Americanos e conquistam 15 medalhas

Atletas voltaram com o total de 15 medalhas, das quais dez de ouro, quatro de prata e uma de bronze

acessibilidade:
A primeira medalha conquistada por uma atleta do DF veio do atletismo com a dupla formada por Daniel Mendes (ES) e Wendel Silva (DF). Daniel (T11) Foto: Abelardo Mendes Jr

Atletas do Distrito Federal retornaram do Peru com 15 medalhas, sendo dez de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Foram 14 esportistas que representaram Brasília nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, que competiram em oito modalidades, deram um show e voltaram para casa com pódios, quebras de recorde e experiência.

Além dos atletas, o coordenador do projeto Futuro Campeão de Bocha, do Centro Olímpico e Paralímpico de Bocha, Loreno Kikuchi Pessato, também participou do evento, como árbitro internacional da modalidade. Todos fazem parte dos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, que, respectivamente, ajudam com auxílio financeiro e passagens aéreas e terrestres. Além dos centros olímpicos e paralímpicos, que servem de base para os treinos do goalball e parabadminton.

A primeira medalha conquistada por uma atleta do DF, nesta edição dos Jogos Parapan-Americanos, veio do atletismo com a dupla formada por Daniel Mendes (ES) e Wendel Silva (DF). Daniel (T11) é cego e Wendel, o atleta-guia do corredor. Nascido em Samambaia, Wendel foi fundamental na conquista do ouro nos 400 metros rasos.

Aloísio Alves Júnior, no tênis de mesa também garantiu o pódio logo nos primeiros dias de evento. Beneficiado pelo Compete Brasília, ele conseguiu medalhas de prata e ouro, respectivamente, nas disputas individual e por equipes.

Também podemos destacar o parabadminton brasiliense que levou os três primeiros lugares no pódio. Esta foi a primeira vez em que a modalidade apareceu no calendário dos Jogos Paralímpicos. Sorte dos atletas de Brasília, que protagonizaram o jogo final masculino. O ouro veio da dupla formada por Marcelo Conceição (DF) e Julio Cesar Godoy (SP). Eles venceram outra dupla brasileira, que ficou com a prata, formada por Rodolfo Cano (SP) e Rômulo Soares (DF), por 2 sets a 0 e parciais de 21-12 e 21-7.

Já no feminino de parabadminton, em prova individual, Daniele Torres (WH1), de Samambaia Sul, ficou com o bronze após enfrentar a cubana Maydelin Soriano, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/11.

Os atletas do DF seguiram a linha dos de mais esportistas da delegação brasileira que brilhou nos Jogos. O Brasil concluiu sua participação com uma histórica campanha que resultou em 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan. E o Distrito Federal contribuiu com essa marca importante.(Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro