JANELA PARTIDÁRIA

ATÉ ESTA TERÇA, 34 DEPUTADOS FEDERAIS JÁ TROCARAM DE PARTIDO

NÚMERO DEVE AUMENTAR ATÉ O FIM DA JANELA PARTIDÁRIA, NESTA SEXTA

acessibilidade:
A ALGUNS DIAS DO FIM DA JANELA PARTIDÁRIA, 34 DEPUTADOS FEDERAIS JÁ TROCARAM DE PARTIDO (FOTO: ANTÔNIO CRUZ/ABR) PUBLICIDADE

A janela partidária, que permite que parlamentares troquem de partido sem punição, acaba nesta sexta (6). Enquanto o prazo não se encerra, os deputados federais não fazem cerimônia. Até esta terça (3), de acordo com um balanço da Câmara dos Deputados, 34 deputados já tinham trocado de legenda.

O total de parlamentares que já fizeram a troca representa 6,6% dos 513 deputados federais. Até o fim da janela partidária, o número deve aumentar. Além dos dias que ainda são permitidos para a mudança, algumas novas filiações ainda não foram informadas à Câmara.

De acordo com o balanço da Casa, o MDB é o partido que mais perdeu deputados; sete ao todo. Em seguida, está o PSC, com cinco perdas; o PR e o PSB, ambos com quatro desfiliações. Na contramão, a legenda que mais ganhou novas filiações foram o PSL, com sete; DEM, com seis; Podemos, com cinco; e o PROS, com três novas adesões.

Um dos motivos para a mudança de partido é a afinidade programática e mais espaço na nova legenda, além dos recursos que os partidos prometem destinar às campanhas eleitorais.

A troca de partido fora da janela partidária pode levar a perda do mandato por infidelidade partidária. Em vigor desde 2015, a possibilidade de mudança de legenda fica aberta por um mês, a partir de seis meses antes da eleição.

Reportar Erro