'Para toda a Câmara ter voz'

Arthur Lira se lança para presidente da Câmara e recebe apoio de oito partidos

Alagoano foi elogiado por fidelidade aos compromissos, e capacidade de diálogo aberto

acessibilidade:
Deputado federal Arthur Lira, candidato a presidente da Câmara - Foto: Laycer Tomaz
Deputado federal Arthur Lira, candidato a presidente da Câmara. Foto: Laycer Tomaz

Com o lema “Para toda a Câmara ter voz” e o apoio de partidos da base do governo de Jair Bolsonaro, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) lançou na tarde desta quarta-feira (9) sua candidatura a presidente da Câmara dos Deputados. A oficialização da candidatura lotou o auditório da sede do Progressistas em Brasília (DF), com parlamentares integrantes do chamado Centrão, liderado pelo deputado alagoano na Câmara.

No evento, Arthur Lira foi elogiado pela fidelidade aos amigos e aos compromissos políticos assumidos, e pela capacidade de diálogo aberto com todos parlamentares e partidos, ouvindo não apenas lideranças partidárias, que compareceram ao lançamento. A pacificação da Casa e garantia de equilíbrio também foram pontos centrais expostos como perspectivas para a presidência de Arthur Lira.

Arthur Lira resiste a um forte embate travado com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que teve frustrada a tentativa de se reeleger. E diz estar pronto para a disputa eleitoral em que ingressou oficialmente, até mesmo para os mais baixos ataques decorrentes da eleição interna.

“Minha vontade de contribuir com o Brasil não será abalada por nada, porque tenho a confiança de meus pares, que convivem comigo há dez anos no plenário desta casa”, garantiu Lira, ao encerrar seu discurso sob aplausos.

Os demais integrantes da chapa de Arthur Lira para a Mesa Diretora da Câmara ainda será divulgada, porque ainda está em andamento a negociação dos espaços.

Deputados demonstram apoio à candidatura de Arthur Lira a presidente da Câmara. Foto: Laycer Tomaz

Para além do Centrão

Nessa largada eleitoral, Arhur Lira conta com a vantagem de ter ao seu lado 135 deputados do Centrão, composto pelos partidos PL, PP, PSD, Solidariedade e Avante. E também já atrai apoiadores de outros partidos, a exemplo do Patriota, liderado por Fred Costa (MG), do PSC, liderado por André Ferreira (PE), além de integrante do PROS, como o deputado Eros Biondini (MG). Além disso, o PTB e o PSB não foram no evento, mas devem apoiar Arthur Lira.

“Os partidos de Centro são a força moderadora, é o que evita os extremos, é quem sempre toca esta Casa. O plenário depende dos partidos de Centro, que sempre es estiveram à disposição do Brasil, das pautas mais saborosas ou mais espinhosas”, elogiou Arthur.

O alagoano destacou que foi seis vezes líder partidário, quatro anos deles consecutivos, ao longo de sua carreira na Câmara. E reafirmou seu compromisso com a democracia, quando dirigiu seus agradecimentos e sua palavra de retidão aos líderes partidários.

“A Câmara é de todos os brasileiros. A voz do deputado tem que ser ouvida, qualquer um tem que ter participação naquele plenário, nas comissões, nas comissões provisórias, para que a Câmara volte a funcionar na sua plenitude, com altivez e independência. Essa marca ninguém vai tirar de nosso grupo. Tem sempre muita personalidade, muita fidelidade. E vou trabalhar muito”, prometeu o candidato a presidente da Câmara.

Arthur Lira tem apoio de integrantes da bancada feminina para presidir a Câmara dos Deputados. Foto: Laycer Tomaz

Força partidária e sensibilidade feminina

Nas redes sociais, Arthur Lira afirmou que seu grupo político construiu um bloco de partidos que têm o mesmo propósito. “Estamos fortes e reunidos com a confiança de que seremos uma só voz, ouvindo e respeitando todos os deputados”, disse o deputado.

No discurso para os aliados, Lira também afirmou que trabalhará para ter uma mulher presente em cargo de direção da Câmara. “A capacidade da mulher neste parlamento não é só para tratar de temas relacionados às mulheres, mas dos temas mais sensíveis de nosso País”, afirmou.

 

Reportar Erro