Datafolha

Aprovação a Bolsonaro sobe e é a melhor desde o início do mandato

Rejeição de presidente cai dez pontos desde junho, enquanto auxílio emergencial era pago

acessibilidade:
Jair Bolsonaro, presidente da República - Foto: Isac Nóbrega.

Nova pesquisa do Instituto Datafolha aponta que o presidente Jair Bolsonaro está com a melhor avaliação desde que começou o mandato, com um crescimento da aprovação e uma queda na rejeição. Segundo o levantamento, 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho.

A queda na rejeição do presidente foi mais acentuada ainda: caíram de 44% para 34% os brasileiros que o consideravam ruim ou péssimo neste período.

O maior crescimento de apoio e o maior tombo na rejeição de Bolsonaro foi na região Nordeste, onde a aprovação subiu de 27% para 33% e a reprovação caiu de 52% para 35% . Aumentou também o número de pessoas que consideram o governo regular: de 23% em junho para 27% neste momento.

A melhora na avaliação de Bolsonaro coincide com a moderação do discurso do presidente nos últimos meses. Desde a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Alerj, o presidente abandonou a confrontação pública com outras instituições. O mesmo período marca a consolidação do auxílio emergencial de R$ 600 recebidos por trabalhadores informais durante o período da pandemia.

Em toda a série no governo Bolsonaro, a melhor marca que o presidente havia atingido foi de 33% de ótimo ou bom, registrada duas vezes, em abril e maio de 2020.

O Datafolha também mediu a confiança no presidente. Disseram nunca confiar em Bolsonaro 41% dos entrevistados, enquanto 22% sempre confiam e 35% disseram confiar “às vezes”.

Devido à pandemia, o Datafolha fez as entrevistas por telefone. Foram entrevistadas 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações foram publicadas no site do jornal “Folha de S.Paulo”.

Reportar Erro