Acompanhe

AO VIVO: STF começa a julgar habeas corpus de Palocci e Maluf

Liminar que autorizou prisão domiciliar de Maluf também está na pauta

acessibilidade:
STF começa a julgar habeas corpus de Palocci e Maluf (foto: nelson jr)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram, na tarde desta quarta (11), o julgamento dos pedidos de habeas corpus feitos pelas defesas do ex-ministro dos governos Lula e Dilma Antonio Palocci e do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP).

Preso desde setembro de 2016, Palocci quer a revogação da prisão preventiva. A defesa alega falta de fundamentação para a manutenção da prisão e de constrangimento ilegal imposto ao petista. Palocci foi condenado na Lava Jato a 12 anos e dois meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

No pedido de HC que será analisado pelos ministros do Supremo, os advogados de Maluf contestam a execução da pena do deputado afastado e pedem o julgamento do recurso contra a sentença.

O plenário do Supremo vai julgar ainda a liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli que autorizou a prisão domiciliar de Maluf por causa do seu grave estado de saúde. De acordo com um boletim médico divulgado nesta semana, o parlamentar condenado está com metástase decorrente do câncer de próstata e com uma trombose venosa profunda na perna esquerda.

Maluf foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão pelo próprio STF por lavagem de dinheiro durante o seu mandato como prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996. O deputado começou a cumprir a pena em dezembro do ano passado por ordem do ministro do Supremo Edson Fachin.

Acompanhe o julgamento no Supremo:

https://youtu.be/gSOySlBxKwI

IFrame

Reportar Erro