Bate-boca

Chamado de infantil, Eduardo Bolsonaro diz que Hasselmann tem “fama de louca”

Em grupo do Whatsapp, os dois deputados bateram boca sobre liderança do partido na Câmara dos Deputados

acessibilidade:
Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann batem boca em grupo de Whatsapp. Fotos: Vater Campanato e José Cruz/Agência Brasil.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, protagonizou um bate-boca nesta quinta (6) em um grupo de Whatsapp que reúne a bancada de seu partido. Ao ser chamado de infantil pela correligionária Joice Hasselmann (SP), Bolsonaro chamou a colega de “sonsa” e afirmou que ela tem “fama de louca”.

“Salta aos olhos a intenção da Joice de ser líder [do partido] e assim como já demonstrou na época da campanha ela atropela qualquer um que esteja à frente de seus objetivos (…) Vamos começar o ano já rachados com olhar de desconfiança e cheios de dúvidas”, escreveu Eduardo no grupo. Hasselmann disputa a liderança do partido na Câmara e participa das articulações do novo governo.

“Joice, sua fama já não é das melhores. A continuar assim vai chegar com fama ainda maior de louca no Congresso. Favor não confundir humildade com subordinação. Liderança é algo automático, não imposto”, disse o deputado, em uma segunda mensagem.

A parlamentar rebateu Bolsonaro e afirmou que o fato dele ser filho do presidente eleito é uma “vidraça”, podendo prejudicar o partido. Hasselmann declarou ainda que Eduardo deveria se colocar em seu lugar e insinuou que, em matéria de fama, a do deputado pode ser pior. “Se formos discutir a questão ‘fama’, a coisa vai longe. Então não envergonhe o que seu pai criou.”

“Qual é o problema em eu ou qualquer outro deputado querer disputar a liderança??? O fato de termos um deputado que também é filho do nosso presidente (por quem trabalharei todos os dias) não nos exclui. Isso é democracia. Você é dentro do partido um parlamentar que fez votação estrondosa com o sobrenome que tem. Eu também fiz, sem sobrenome. Se quisermos ter 52 candidaturas podemos ter e decidimos no voto e no debate, não por recadinhos infantis via Twitter. Cresça”, escreveu ela, no grupo da rede social.

Joice afirmou ainda que Eduardo Bolsonaro falha na liderança do partido e que a articulação do PSL no Congresso está “abaixo da linha de miséria”. O deputado logo rebateu, dizendo estar no momento reunido com o lídero do PR.

“Ocorre que eu não preciso nem posso ficar falando aos quatro cantos o que ando fazendo por ordem do presidente [Bolsonaro]. Se eu botar a cara publicamente o (Rodrigo) Maia vai acelerar as pautas-bombas no futuro governo”, disse Bolsonaro, que afirma que o presidente da Câmara ameaça votar uma “pauta bomba” contra seu pai.

O deputado Rodrigo Maia é candidato à reeleição da Presidência da Casa e é um dos líderes das conversas da formação do blocão, que isolaria PSL e PT. O objetivo das siglas é que o novo governo não comece com força excessiva no Congresso, reduzindo o poder de barganha dos demais partidos.

Alguns parlamentares que também participam do grupo na rede social saíram em defesa de Eduardo Bolsonaro. “Não [frisou em caixa alta] lhe autorizo usar o meu nome ou a minha condição de futuro parlamentar (mesmo que indiretamente) para quaisquer representações”, disse o deputado eleito Ubiratan Sanderson (RS) a Hasselmann.

Deputados da sigla afirmam que Hasselmann está isolada no partido, apesar de querer disputar a liderança do governo. A deputada protagonizou, em outros momentos, discussões com o senador eleito Major Olímpio (SP) e a deputada eleita Carla Zambelli (SP). (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro