Amigo do amigo do meu pai

Alexandre de Moraes prorroga investigação sobre ofensas aos ministros do STF

O inquérito foi aberto em março para investigar notícias falsas sobre os integrantes da Suprema Corte

acessibilidade:
Na última sexta-feira (24), os distritais solicitaram a reunião com Moraes Foto: Nelson Jr

O ministro Alexandre de Moraes determinou a prorrogação por 180 dias do  inquérito que investiga ofensas e informações falsas contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e alguns de seus familiares.

As investigações tiveram início em 14 março depois da determinação do presidente do STF, Dias Toffoli alegando que as notícias falsas atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo, assim como de seus integrantes.

A indicação de Moraes para a relatoria do inquérito foi monocrática e gerou críticas tanto da sociedade, como dos próprios magistrados do STF. Desde então, Moraes coordena as investigações com auxílio da Polícia Federal que já realizou algumas operações de buscas nas casas de suspeitos.

Lembre o caso

Em março a revista “Crusoé” e o site “O Antagonista” publicaram uma matéria que trazia Toffoli na capa, com reportagens que faziam menção ao apelido de Toffoli na Odebrecht como  “amigo do amigo de meu pai”.

Os veículos publicaram matérias que mostrava um email do delator da Operação Lava Jato, Marcelo Odebrecht que mostrava um diálogo com dois executivos da empreiteira que questionava. “Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo de meu pai?”. Não existia a menção de pagamentos ou irregularidades.  Na época, no ano de 2007 Tofolli era chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).

Reportar Erro