Prévia da Cúpula do Brics

1º Fórum Brasil-Rússia articula atração de 50 bilhões de dólares para infraestrutura

Evento em Brasília discutirá ampliação das relações comerciais entre os países, na segunda (11)

acessibilidade:

O potencial de 50 bilhões de dólares que o Brasil pode atrair para o setor de investimentos em infraestrutura estará na pauta do 1º Fórum Comercial e de Investimentos Brasil-Rússia, marcado para a véspera da Cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, China ,Índia e África do Sul), na próxima semana, em Brasilia (DF). A capital federal receberá empresários, gestores e autoridades dos dois países, no o evento que acontece na segunda-feira (11), com o objetivo de expandir as relações e ampliar o atual cenário comercial entre os dois países.

“Tenho certeza de que esse evento nos permitirá abrir uma nova página nas relações econômicas bilaterais, o que, por sua vez, promoverá o desenvolvimento compreensivo e sustentável dos nossos países”, disse o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

Segundo os organizadores do evento, os setores de ferrovias e portos estão no foco de interesse dos russos. E a meta do fórum é ampliar as relações comerciais para a área de investimentos em infraestrutura, superando a atual concentração de negócios nas exportações brasileiras de gêneros agropecuários.

O Fórum Brasil-Rússia terá programação entre as 8h30 às 18h30 do dia 11, no auditório do IESB, na 609 Norte. E contará com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes; da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes; e do presidente da Apex-Brasil, almirante Sérgio Segovia, entre outras autoridades. Também está confirmada a presença de representantes de bancos russos e brasileiros no Fórum.

O evento é organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Rússia, pela Embaixada da Rússia e pela Frente Parlamentar Brasil-Rússia, com seis painéis temáticos; entre eles: Agropecuária e Pesca; Infraestrutura e Logistica, Óleo , Gás e Energia; Promoção Comercial e Investimentos; Defesa, Segurança e Inovações Tecnológicas.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), confirmou presença no fórum, em encontro recente com o embaixador russo e o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Rússia, o advogado brasiliense Ulisses Borges Resende.

Embaixador da Rússia com o governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB) e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Rússia Ulisses Borges Resende. Foto: Divulgação

Veja como se comportou a Balança Comercial Brasil-Russia, em 2018:

Exportações brasileiras – 1,6 bilhões do dólares,

Importações da Rússia- 3,4 bilhões do dólares.

Estrutura da exportações brasileiras para Rússia – 55% – produção agrícola (soja, café, amendoim, açúcar, produtos da pecuária ), produção industrial (35%) (peças automobilísticas, máquinas e equipamento).

Exportações russas para o Brasil – produção química 67% ( principal mente adubos). Exportação de produtos minerais foi de 12.8% (carvão, enxofre), entre eles – 9,1 % alumínio.

Reportar Erro