Memória

Projeção no Congresso lembra as vítimas dos nazistas no holocausto

Lembra também os judeus que conseguiram se rebelar contra o massacre

acessibilidade:
Em 2019, Congresso lembrou dos seis milhões de judeus massacrados pelo Holocausto liderado pelo nazista Adolf Hittler, na 2ª Guerra. (Foto: arquivo/Roque de Sá/AGSenado)

As chamadas “torres gêmeas” do Congresso Nacional, em Brasília, ganharam projeção de uma frase impactante, “Holocausto nunca mais!”, remetendo ao massacre nazista que matou mais de seis milhões judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

A frase é uma referência ao Dia do Holocausto e do Heroísmo — “Yom HaShoá VehaGvurá”, em hebraico, e foi projetada a pedido da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Lembra também o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em algumas cidades ocupadas pelos nazistas e em alguns campos de concentração.

Além de manter viva a memória das vítimas do nazismo, de acordo com a Conib, o objetivo da data é fazer o Holocausto chegar ao conhecimento de todos, servindo de alerta contra o antissemitismo.

Conforme o calendário judaico, o Yom HaShoá VehaGvurá é lembrado em 27 do mês de Nissan, que no calendário gregoriano corresponde ao início da noite de 1º de maio até o pôr do sol do dia 2, feriado nacional em Israel. Segundo a Conib, nessa data aos estabelecimentos públicos do país permanecem fechados, as sirenes de ataques aéreos soam e os israelenses param por dois minutos em homenagem às vítimas do nazismo.

Reportar Erro