Os Sessenta de Brasília

Antonio Lisboa, pediatra apaixonado por Brasília que trabalha aos 93 anos

'Eu fiz o que queria, o que sonhava em fazer. É por isto que eu digo, com alegria: eu sou daqui!'

acessibilidade:
Antonio Lisboa foi um dos médicos mais icônicos e queridos dos brasilienses - Foto: Denis Simões/Diário do Poder.

Aos 93 anos, internacionalmente conhecido, o pediatra Antonio Marcio Junqueira Lisboa conversa com a vitalidade de um homem de 40, idade em que chegou a Brasília com a primeira esposa e quatro filhos adolescentes, em março de 1967.

Antonio Lisboa estreia a série OS SESSENTA DE BRASÍLIA, que o portal Diário do Poder publica a partir deste sábado (29), registrando a vida e a experiência de brasileiros, alguns ilustres, outros desconhecidos, todos absolutamente fundamentais na construção da História da cidade que hoje proporciona a melhor qualidade de vida do País. É a a declaração de amor da equipe do Diário do Poder a Brasília.

Nascido em Leopoldina (MG) e estabelecido à época no Rio de Janeiro, doutor Lisboa foi seduzido pela nova capital na primeira visita à cidade. “Em janeiro, já estávamos com os filhos matriculados no Colégio Dom Bosco antes mesmo de trazermos a mudança do Rio”, recorda-se o médico, que tinha o sonho de fazer e ensinar pediatria do jeito dele.

De 1967 até 1994, Antonio Lisboa dedicou-se à Universidade de Brasília (UnB). Além de ganhar carta branca para organizar a pediatria do curso de medicina “da forma como acreditava que deveria ser”, ele estruturou a residência médica no Hospital (universitário) de Sobradinho, projeto que ganhou a admiração do mundo. “No Rio de Janeiro, eu tinha o segundo maior consultório da Capital, uma condição financeira muito boa e poderia até ter ganhado mais dinheiro. Mas, em nenhum outro lugar eu teria a oportunidade de realizar meus sonhos e ter tanto reconhecimento como Brasília me possibilitou”, conta o pediatra que participou do nascimento de muitos brasilienses. Hoje, com quase um centenário de vida, ele ainda faz questão de dedicar alguns dias da semana para receber crianças no consultório que montou na casa dele, no Lago Sul.

“Em nenhum outro lugar eu teria a oportunidade de realizar meus sonhos e ter tanto reconhecimento como Brasília me possibilitou”

Além da companhia dos pacientes, doutor Lisboa não abre mão de outra paixão: escrever livros. Ele contabiliza 20 obras e destaca a última: “Cuidando de Crianças”. Já a quantidade de honrarias recebidas no Brasil e em outros países, o médico estima que sejam por volta de 100. Lembra, ainda, das dezenas de conferências que deu mundo afora para contar os feitos na UnB e na residência do Hospital de Sobradinho, que virou modelo para nações como Estados Unidos, França, México e Costa Rica, entre outras.

Membro honorário das academias Nacional de Medicina, da Sociedade Peruana de Pediatria e da Associação Costarriquenha de Pediatria, Antonio Lisboa foi presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e das academias Brasileira de Pediatria e de Medicina de Brasília. Também foi membro da Academia Leopoldinense de Letras e presidente de honra da Sociedade Pernambucana de Pediatria, além de ter sido aprovado, aos 50 anos de idade, em primeiro lugar no resultado geral do concurso público para a Fundação Hospitalar do DF.

Vivendo 53 anos em Brasília com a segunda esposa (a primeira faleceu vítima de atropelamento) e o amor dos cinco filhos (o último, nascido no DF), doutor Lisboa considera-se “realizado e gratificado”. “Aqui em Brasília, eu fiz o que queria, o que sonhava em fazer. É por isto que eu digo, com alegria: eu sou daqui!”

Reportar Erro