Jorge Motta

Pensando o Brasil

acessibilidade:

Passados quinhentos e vinte e quatro anos da descoberta do Brasil, desde quando aqui chegou Pedro Álvares Cabral, a nossa História registra vários períodos turbulentos. Teve de tudo, inclusive participação em guerras, notadamente a segunda guerra mundial, que causou milhões de mortos.

Agora o mundo todo está sob os efeitos da COVID 19, um novo conceito de guerra, a Pandemia, na qual o mundo combate um inimigo invisível e comum. Como abalo econômico e seus efeitos que já matou milhares de pessoas, confinamento, corolários de abalos psicológicos, como perda de empregos, confinamentos abalando a nossa economia e de quase todos os Países, certamente tornando o futuro pior que o presente, aqui somada à crise política entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Como uma tentativa de melhora, gostaria de ver a Deputada Estadual de São Paulo, Janaina Paschoal ser escolhida pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro para o STF – Supremo Tribunal Federal, na vaga que ocorrerá com a aposentadoria compulsória do Ministro Celso de Mello. São Paulo perderia uma parlamentar competente e o Brasil ganharia com a sua inclusão no STF, pelo saber jurídico reconhecido, um dos requisitos exigidos.

Assisti no último dia 13, entrevista que ela concedeu à CNN Brasil. Demonstrou mais uma vez a sua competência, aliada à sua visão política, pensando um Novo Brasil. Respondeu com clareza e objetividade às perguntas da dupla de entrevistadores, todas marcadamente de viés esquerdista, que ela qualificou como característica permanente da imprensa brasileira e também da internacional. A sua escolha para Ministra do STF seria, a meu ver, importante reconhecimento do valor das mulheres brasileiras, que se destacam, cada vez mais, nos vários postos que ocupam.

As incríveis práticas de profunda falta de honestidade, de ética, de valores morais, de banalização da corrupção endêmica, da violência nas últimas duas décadas, há que se pensar sim, na tentativa de construção de um Novo Brasil.

Temos que tentar virar esse jogo dos corruptos e dos que continuam pregando o “socialismo”, em verdade o comunismo, que não deu certo, nem na Rússia. A criação do Foro de São Paulo, tentativa de implantar o comunismo na América Latina, é prova contundente do risco que corríamos caso vingasse o que propunham os que governavam o Brasil. Seríamos uma Venezuela, uma Bolívia ou uma Cuba, até hoje governadas por ditadores.

Vale aqui transcrever o que o “defensor da democracia”, condenado em segunda instância por corrupção o líder populista LULA falou em relação a tentativa de implantar o comunismo na América Latina, o que não conseguiram ainda: “ Eu lembro quando tivemos a ideia de construirmos o Foro de São Paulo e aí veio a ideia conversando com os companheiros cubanos no primeiro momento de fazermos uma reunião da esquerda Latino Americana tantos que muitos latinos americanos conhecem Paulo Freire e ele dizia juntar os diferentes para derrotar os antagônicos e nós uma das forças políticas que mais contribuiu para que chegassem a construir o que construímos foram os companheiros do Partido Comunista Cubano que sempre tiveram paciência e experiência em nos ajudar.”

Ele conseguiu enganar até o OBAMA, então Presidente dos Estados Unidos que disse: É O CARA… realmente é o cara: cara de pau. Continua denegrindo o Brasil, inclusive no exterior, com ampla cobertura da imprensa, da “grande mídia” daqui e de lá. Nos últimos vinte anos, fomos governados sob o signo da mentira, deixaram um rastro de malfeitos muito difícil de serem corrigidos.

Não sou pessimista, tenho esperança, apenas vivo a realidade ouvindo que o Brasil é o País do futuro, que até agora não chegou. Não sei quanto tempo ainda terei para continuar escutando. Com essa máquina estatal gigantesca, com 27 Estados, com governadores e vices, 1059 deputados estaduais, 5.700 municípios e seus respectivos prefeitos, 513 deputados federais, 81 senadores, 32 partidos políticos e uma “Constituição Cidadã” que criou muitos benefícios sem exigir obrigações dos que os recebem.

Construímos uma estrutura que só aprofunda a pobreza, a desigualdade e suas consequências. Não consigo ver melhora num futuro próximo. Mas há que se considerar que, também, sempre escutei que DEUS é brasileiro, o que pode ensejar um possível milagre.

Reportar Erro