Geni, heroína do sistema elétrico brasileiro!!!

acessibilidade:

O texto do Dr Manuel Caldas, engenheiro eletricista (IME) e doutor em economia (EPGE-FGV), que pode ser acessado pelo link abaixo informado, desnuda as manobras que os gestores do Sistema Elétrico Brasileiro estão operando para “garantir” normalidade aos consumidores de energia elétrica brasileira.

Será que tudo neste governo é feito nas coxas (desculpe a expressão menos feliz, é que está difícil de digerir tanta irresponsabilidade)?

Vários especialistas estão “gritando” que o sistema entrará em colapso nos meses de outubro, novembro e dezembro, e as causas são óbvias, teremos uma situação onde a demanda ou procura por energia será maior do que a oferta de energia, SIMPLES ASSIM.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia elétrica aumentou 12,5% no primeiro semestre de 2021, comparado com o mesmo período de 2020, e, se o consumo continuar a aumentar nos próximos meses, a tendência é que cheguemos ao final do ano com um aumento próximo a 20%.

O país não tem como suprir em plena crise hídrica, e com as medidas adotadas até o presente, a demanda de energia prevista para o sistema nos próximos meses, quando os picos de demanda acontecerão justamente no período entre 11 às 15 horas.

Não há mais tempo para qualquer ação que possa reverter esta situação. Se não chover abundantemente e milagrosamente nos próximos meses, teremos apagões constantes de energia.

Os gestores do SEB perderam uma grande oportunidade de reverter este quadro, como fez a Austrália que incentivou de todas as formas a geração distribuída ou sobre os telhados, e hoje colhe os frutos, sendo a GD responsável em algumas regiões pelo fornecimento mais de 30% da energia consumida no sistema.

Por aqui resolveram disparar no dedão do pé, e ao invés de incentivar, cortaram incentivos e taxaram a geração de energia solar. Nem a Geni, da música do Mestre Chico Buarque, foi alvo de tamanha perseguição.

Mas, quem sabe, diante de eminente infortúnio, atendendo aos apelos dramáticos daqueles que antes atiravam pedras e cuspiam…

Vai com ele, vai, Geni!
Vai com ele, vai, Geni!
Você pode nos salvar
Você vai nos redimir
Bendita Geni!

A Geni volta a ser a única opção.

(https://lnkd.in/dxj2FjhP) #energia #solar #economia #música #oportunidade #network #developer #location

Daniel Lima é diretor da RDSol (rede de Negócios em Energia) e presidente da Associação Nordestina de Energia Solar (Anesolar).

Reportar Erro