Falta a vacina ‘Geração Distribuída’

acessibilidade:

Equipe de Guedes vê ‘ciclo perverso’ com crise elétrica, inflação e retomada – 03/07/2021 – Mercado – Folha. Veja mais no UOL. Acesse: https://lnkd.in/dZqZqG5

Estão colhendo o que plantaram.

O time do ME vem atuando fortemente no setor energético, impondo suas convicções e interesses.

Agiram abertamente contra a geração distribuída, que atualmente é o único remédio de curtíssimo prazo para enfrentar a crise. Não tem outro disponível para reverter os impactos sobre os preços das tarifas e ao mesmo tempo incorporar energia nova no Sistema.

Ao impor sua política econômica no setor elétrico, que privilegia os mais fortes ou os maiores grupos econômicos, em detrimento das milhares de micros e pequenas empresas, o ME simplesmente se esqueceu da base de sustentação econômica do país, ficando refém de uma dúzia de empresas, muitas delas com sedes em outros países.

Na economia é assim, quando tentam sabotar as leis de mercado, geralmente dá no que não presta.

Mas, que deixem o negacionismo de lado e que no menor espaço de tempo possam vacinar o setor elétrico com a vacina “Geração Distribuída”, com ela o país ficará imune ao vírus da inflação energética, que põe em risco a retomada do crescimento econômico do Brasil.

Daniel Lima é diretor da RDSol (rede de Negócios em Energia) e presidente da Associação Nordestina de Energia Solar (Anesolar).

Reportar Erro