Roberto Veloso

Deus te abençoe

acessibilidade:

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Números 6:24-26)

Muitos esperam por uma benção. A Bíblia está repleta de passagens nas quais há relato de pessoas abençoadas na sua caminhada. A luta de Jacó com o Anjo do Senhor somente termina quando há a benção:

“Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.” (Gênesis 32:29)

Jacó sabia da importância da benção, tanto que, antes de morrer, abençoou os seus doze filhos e ainda os filhos de José, Efraim e Manassés.

Abençoar é um ato sublime e é uma expressão do perdão. Se o coração está cheio de mágoa e ressentimento é muito difícil perdoar e consequentemente abençoar, por isso devemos nos apoiar em Jesus para conseguirmos cumprir esse mandamento.

Inúmeras vezes, Jesus Cristo nos ensinou a perdoar, tanto no ensino quanto na prática quando esteve no calvário em momento de profunda angústia e dor. Em nenhum instante, Jesus amaldiçoou os seus torturadores e assassinos, ao contrário pediu ao pai que os perdoasse.

“Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.” (Lucas 23:34)

A palavra é muito poderosa, por ela o mundo foi criado, da mesma maneira que ela constrói, destrói, por essa razão devemos ter muito cuidado no falar. Os cônjuges precisam se abençoar reciprocamente, os pais abençoarem os filhos, os amigos se abençoarem e é necessário abençoar os inimigos.

“Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.” (Romanos 12:14)

Não é uma tarefa fácil cumprir a palavra de Deus, mas quando estamos em Jesus Cristo, com Ele fazendo morada em nossos corações, não há lugar para a maldição, somente para a benção. Não devemos procurar a vingança, porque essa pertence ao Senhor, não a nós.

Se as pessoas agissem assim, muitas desavenças seriam evitadas. Por exemplo, em uma discussão de trânsito se um dos envolvidos abençoasse o outro ao invés de proferir xingamentos, com certeza o desfecho seria de paz e não de violência.

O comportamento cristão exige de nós os frutos do Espírito, entre os quais está a longanimidade, a paciência, a mansidão e a bondade. Ao passo que entre os frutos da carne estão a ira, a peleja, as dissensões e a inimizade.

Abençoar e não amaldiçoar, essa a atitude do verdadeiro cristão, o que segue os mandamentos de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Deus te abençoe.

Reportar Erro