Alessandra Eloi Martins Ribeiro

Advocacia gourmet

acessibilidade:

Já pensou ser atendido com humanidade e profissionalismo ao mesmo tempo? Como pode um advogado, que lida com situações desagradáveis na maior parte do tempo, ser um ombro amigo num dia tumultuado? Isso existe e deve se tornar comum.

Assim como o comércio de produtos alimentícios se adequou à exigência dos consumidores e oferece produtos diferenciados e personalizados, o mundo dos prestadores de serviços também está mudando e está se tornando gourmet.

E não estou falando da advocacia exposta nos blogs e nas redes sociais, recheados de publicações de contratos, procedências, máquinas de café expresso, fotos de pastas e canecas de escritórios. Aqui eu trato da “gourmetização” do atendimento ao cliente.

Os clientes estão mais interessados, buscando informações do seu caso na internet, lendo sobre o assunto, pesquisando e questionando. Então aquela reunião de quinze minutos que ocorria a cada três meses está saindo de moda.

Se o cliente deseja notícias sobre o caso constantemente, reuniões periódicas ou simplesmente uma mensagem no whatsapp informando que não houve movimentação do processo, bem-vindo à advocacia gourmet!

Quando o cliente chega ao escritório, ele está com problemas e precisa de ajuda. Muitas vezes está angustiado, deprimido e precise de ajuda extra. O advogado precisa fazer o acolhimento desse cliente. Não o advogado que enxerga somente cifrões, mas por aquele que vê um ser humano vulnerável.

Cada caso é um caso e cada cliente é um cliente. Não é todo cliente que necessita dessa atenção, mas ele vai dar sinais de que isso é importante na relação cliente x advogado.

Atuando na área do direito de família, me deparo com casos delicados envolvendo pessoas com parentesco muito próximo, nos quais a relação está extremamente desgastada, necessitando apenas de um interlocutor.

Depois de intervir e chegar ao melhor resultado para todas as partes, ganho amigos e a alegria dos meus clientes. Assim, recebo convites para um café da tarde e até mesmo para um churrasco descontraído.

Isso é o que eu chamo de advocacia gourmet!

Alessandra Eloi Martins Ribeiro, advogada especializada em Direito de Família e Sucessões, sócia da Azevedo & Eloi Advogados Associados

Reportar Erro