• Sobre o DP
  • Fale Conosco
  • Anuncie
sexta-feira, 6 dezembro 2019
No Result
View All Result
Diário do Poder
  • DP
  • Cláudio Humberto
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
    • ALAGOAS
    • DISTRITO FEDERAL
    • MINAS GERAIS
    • RIO DE JANEIRO
    • SÃO PAULO
  • Exteriores
  • Opinião
  • Mais
    • DIÁRIO MOTOR
    • HUMOR
    • IMAGENS
  • DP
  • Cláudio Humberto
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
    • ALAGOAS
    • DISTRITO FEDERAL
    • MINAS GERAIS
    • RIO DE JANEIRO
    • SÃO PAULO
  • Exteriores
  • Opinião
  • Mais
    • DIÁRIO MOTOR
    • HUMOR
    • IMAGENS
Follow @DiariodoPoder
Diário do Poder

Número de jovens cursando o ensino médio aumenta para 68,7%

Percentual de jovens de 15 a 17 anos que frequentam a escola chegou a 91,5% em 2018

Redação Redação
25/06/2019 às 07:08
0
Número de jovens cursando o ensino médio aumenta para 68,7%

Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

O número de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio aumentou de 61% em 2012 para 68,7% em 2018. O percentual de jovens nessa faixa etária que frequentam a escola também vem crescendo e chegou a 91,5% em 2018. Os dados estão no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, divulgado nesta terça (25) pelo movimento Todos pela Educação em parceira com a Editora Moderna e traz dados organizados de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

“É uma avanço estatisticamente significante, mas um avanço ainda tímido. O modelo que temos acaba fazendo com que adolescentes e jovens saiam da escola e, mesmo os que frequentam a escola, não veem um ambiente atrativo para seguir e encaixar a ideia de escolarização do ensino médio nos seus projetos de vida”, disse o coordenador de projetos do Todos pela Educação, Caio Callegari.

A conclusão do ensino médio na idade adequada ainda é um desafio, como mostram os dados do relatório. Em 2018, apenas 63,6% dos jovens de 19 anos matriculados concluíram o ensino médio. Em 2012, 51,7% dos jovens de 19 anos haviam concluído essa etapa do ensino.

NotíciasRelacionadas

Witzel vai ao STF contra repasse obrigatório dos royalties para saúde e educação

Fake news se combate com educação, dizem especialistas em audiência no Senado

Desigualdades

As desigualdades socioeconômicas e de raça têm peso no acesso ao ensino médio, como aponta o anuário. Em 2018, 75,3% dos jovens brancos de 15 a 17 anos estavam matriculados na etapa. Já entre os jovens negros da mesma faixa etária esse percentual era de 63,6%, uma diferença de quase 12 pontos percentuais.

O anuário mostra também as disparidades em relação à distribuição de recursos. Enquanto São Paulo recebe a maior média anual de recursos vinculados à educação por aluno, R$ 6,5 mil, o Maranhão está no outro extremo com R$ 3,5 mil por aluno ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Boa parte das desigualdade educacionais está relacionada a desigualdade de financiamento tanto em relação a garantia de recursos mínimos quanto a gestão de recursos. Estamos dando menos recurso para quem tem que corrigir um passivo histórico de investimento em educação”, disse o coordenador de projetos do Todos pela Educação.

Professores

Em relação à formação dos professores a publicação mostra que desde 2012 houve aumento médio de cerca de cinco pontos percentuais no número de docentes com formação adequada para as disciplinas que lecionam.

Em 2018, 48,7% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, tinham formação adequada. O dado representa um crescimento de 5 pontos percentuais em comparação a 2012. Já no ensino médio, essa taxa era de 56,3%, aumento de 5,4 pontos percentuais no mesmo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A última década foi marcada por avanços importantes, mas que de forma nenhuma desligaram a sirene de urgência de mudanças estruturais na educação brasileira. Ainda estamos muito distantes das metas estratégicas do PNE”, disse Caio Callegari

O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019 usa como base dados do Ministério da Educação e traz análises sobre os temas das 20 metas do PNE que foi sancionado em 2014 e estabelece metas para melhorar a educação até 2024. (ABr)

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
Tags: Anuário Brasileiro da Educação Básicaeducaçãoensinoensino médiofrequênciajovemPNEpresença
Diário do Poder

Poder, política e bastidores, sem perder o bom humor. Desde 1998.

Siga @DiariodoPoder

EDITORIAS

  • Cláudio Humberto
  • Política
  • Opinião
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
  • Exteriores

SEÇÕES

  • Diário Motor
  • Poder em Números
  • Vídeos
  • Imagens
  • Humor
  • Poder sem Pudor
  • Frase do Dia

SOBRE NÓS

  • Anuncie
  • Sobre o DP
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Trabalhe no DP
  • Política de Privacidade

© 2019 Diário do Poder

No Result
View All Result
  • DP
  • Cláudio Humberto
  • Opinião
  • Vídeos
  • Brasil
  • São Paulo
  • Distrito Federal
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Alagoas
  • Exteriores
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Diário Motor
  • Poder em Números
  • Frase do Dia
  • Poder sem Pudor
  • Humor
  • Imagens

© 2019 Diário do Poder