Praça dos Três Poderes

Temendo fracasso de público, posse de Lula será ‘limitada’ a 30 mil pessoas

Solenidade será no próximo dia 1º, domingo

acessibilidade:
Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Foto: Thiago Melo

O governo do Distrito Federal assumiu o ônus de comunicar haver limitado em 30 mil pessoas o público que irá acompanhar a posse do presidente eleito Lula, a Praça dos Três Poderes.

O limite esconde o temor dos petistas de sua posse ser marcada por um dos menores públicos da história recente de posses presidenciais. Nunca houve limitação à presença de pessoas na Esplanada dos Ministérios.

“Será limitado a 30 mil pessoas. É o que a Praça dos Três Poderes comporta de maneira segura”, disse o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza, durante coletiva no Palácio do Buriti.

Além disso, será proibido o acesso portando armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros, barracas, tendas, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio público. Não será permitido acessar a área com animais, exceto cães-guia.

Aos que pretendem levar lanche e água, a recomendação é que utilizem embalagens de plástico transparentes. Também foi proibida a utilização de drones na região da Esplanada, exceto os das forças de segurança e autorizados pela equipe de transição.

Reportar Erro