GDF elabora projeto de gestão compartilhada do centro de animais silvestres

acessibilidade:

Com o propósito de aprimorar conhecimentos de profissionais do órgão sobre o sistema operacional do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), servidores do Brasília Ambiental visitaram o local, na última semana. Os dois órgãos estão trabalhando juntos em um acordo de cooperação técnica para gestão compartilhada do Cetas no Distrito Federal.

Os centros de triagem possuem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, reabilitar e destinar os animais silvestres, com o objetivo de devolvê-los à natureza, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão. Estima-se que cerca de 70% dos animais apreendidos pela fiscalização de fauna do Brasília Ambiental são encaminhados para o Cetas local.

De acordo com o secretário executivo do Brasília Ambiental, Thulio Moraes, a parceria fará a inclusão de órgãos do Distrito Federal na administração, visando um melhor controle da fauna local. “Outros estados já firmaram acordos de cooperação operacional para atender a determinação de gestão compartilhada da Lei Complementar 140. A ideia é que o Brasília Ambiental seja o órgão de execução responsável no DF”, esclarece o gestor.

Atualmente, diversos órgãos do Distrito Federal utilizam a estrutura do Centro de Triagem e Reabilitação, o que reforça a importância da parceria. “O Instituto já faz um excelente trabalho de fauna doméstica e, a partir do momento em que assumir o Cetas, passará a atuar de forma mais completa na gestão de fauna silvestre”, ressalta o técnico de Atividades do Meio Ambiente da autarquia, Felipe Duarte.

A expectativa é de que o acordo de cooperação seja assinado até o final do primeiro semestre, tendo em vista que o texto está sendo desenvolvido por um grupo de servidores do Brasília Ambiental, do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que também participou da visita técnica.

Reportar Erro