Sem estudos clínicos

Anvisa volta atrás e cancela aval a spray nasal contra Covid

Não foram apresentados estudos clínicos de eficácia do Taffix

acessibilidade:
O homem já havia recebido as três doses de vacinas contra a covid-19 e teve sintomas no último dia 30 de janeiro Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases NIAID em Fort Detrick, Maryland NIAID

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta quarta-feira, 19, o registro de autorização do spray nasal Taffix contra a Covid-19, da empresa farmacêutica Belcher. O spray israelense é fabricado pela empresa Nasuspharma e seria capaz de bloquear vírus respiratórios, como o SARS-CoV-2, dentro da cavidade nasal.

De acordo com a agência, no entanto, não houve comprovação de segurança e eficácia do produto e não foram apresentados estudos clínicos para essa comprovação.

“Trata-se de um spray nasal em pó que se transforma em um gel na cavidade nasal e cria uma barreira ativa para proteger e desativar os vírus frequentemente encontrados e transportados pelo ar”, afirmou em nota a paranaense Belcher Farmacêutica, empresa responsável pela importação e distribuição do spray no Brasil.

A identificação da ausência de estudos foi feita pelo Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro, que é responsável por conferir o cumprimento dos critérios e requisitos técnicos de produtos para saúde regularizados de forma simplificada.

Reportar Erro