A caminho da prisão

TJ mineiro rejeita embargos e manda prender ex-governador Eduardo Azeredo

Tucano teve últimos recursos em 2ª instância negados no TJMG

acessibilidade:
Tucano teve os últimos recursos negados em segunda instância e pode ser preso a qualquer momento.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou, por unanimidade, na tarde desta terça (22), os embargos de declaração apresentados pelo ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) no âmbito da ação sobre o mensalão mineiro e mandou prender o político, condenado a 20 anos e 1 mês de prisão, após exauridos todos os recursos na segunda instância.

A decisão pela prisão imediata, tomada pela 5ª Câmara Criminal, será informada à juíza Lucimeire Rocha, responsável por expedir o mandado. A defesa de Azeredo pediu que fosse aguardada a publicação da decisão do TJMG para a expedição do mandado de prisão, mas, segundo o presidente da 5ª Câmara Criminal, desembargador Júlio César Lorens, a participação da segunda instância acabou hoje. “A próxima decisão caberá ao STJ e não mais à segunda instância”, disse.

Representante do Ministério Público, o procurador Evandro Sena defendeu a prisão imediata, ressaltando que os crimes datam de 20 anos atrás e que Azeredo teve todos os direitos de defesa. “Esgotados os recursos na segunda instância, não é mais cabível protelar”, disse o procurador.

Precendente Lula

Como trata-se de um ex-governador, o desembargador Alexandre Carvalho sugeriu que fosse adotadas medidas similares às tomadas no caso do ex-presidente Lula e disponibilização de uma cela separada. Para o presidente, o benefício não está em discussão e a decisão, no caso de Lula, foi tomada pelo juiz de primeiro grau e não pelo colegiado.

Reportar Erro