Diferentona e moderna

STF entra no TikTok para informar novos públicos sobre o Judiciário

Suprema Corte brasileira já conta com páginas no Instagram, Facebook, Youtube e Twitter.

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Primeiro vídeo do STF no Tik Tok brinca com escultura de Alfredo Ceschiatti, na Praça dos Três Poderes. Foto: Reprodução Tik Tok

O Supremo Tribunal Federal (STF) ingressou em uma das redes sociais mais populares no momento em todo o mundo: o TikTok. A medida faz parte da estratégia do Tribunal de ampliar os canais de comunicação com a sociedade e aproximar novos públicos do dia a dia da Suprema Corte do Brasil.

Ao anunciar a ideia de que a conta institucional (@stfoficial) deve divulgar informações sobre decisões da Corte e do funcionamento do Judiciário de forma criativa e acessível, o STF destaca que vem trabalhando para implantar uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente e moderna, com ênfase nas inovações tecnológicas, diretriz da gestão do presidente, ministro Luiz Fux, de conduzi-lo a se tornar a primeira Corte Constitucional 100% digital.

O TikTok é uma plataforma de publicação de vídeos fundada em 2016, na China. No início, a rede era focada em vídeos curtos de comédia e entretenimento. Atualmente, possui conteúdo nas áreas de educação, política, saúde e arte. A rede possui alto potencial de alcance e viralização, especialmente entre o público jovem.

Boas-vindas

Com comentários desativados, o primeiro vídeo compartilhado é um diálogo irreverente entre reconhecidas obras de arte como a Monalisa e a Moça com Brinco de Pérola dando as boas-vindas à escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, localizada em frente ao Supremo, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Assista:

@stfoficial

Novidade suprema por aqui! O STF está chegando ao TikTok e o que será que estão falando sobre isso?

♬ som original – STF Oficial

Outras redes

O STF possui conta no YouTube desde 2009 e registra, hoje, 399 mil inscritos e mais de 43 milhões de visualizações. Foi a primeira Corte Suprema do mundo a ter um canal oficial na comunidade de vídeos mais popular da internet. Lá são disponibilizados os vídeos das sessões plenárias, das Turmas, audiências e eventos online. Na plataforma, também são transmitidos em tempo real os julgamentos colegiados e audiências públicas.

Criado em agosto de 2009 e atualmente com mais de 2,2 milhões de seguidores, o perfil do STF no Twitter dá ênfase às notícias e serviços do Tribunal. Em novembro de 2020, o STF lançou contas oficiais no Facebook e no Instagram, que possuem atualmente 86 mil e 10 mil seguidores, respectivamente. (Com informações da Comunicação do STF)

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