Invasão criminosa

Sistema Justiça do STJ volta a funcionar na terça, afirma Humberto Martins

O presidente do STJ explica que será gradativo o retorno de todos os sistemas do tribunal

acessibilidade:
Ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), informou agora há pouco que já na próxima terça-feira (10) o Sistema Justiça voltará a funcionar, após interrupção provocada por invasão de hacker.

“Voltamos na terça e iniciaremos gradativamente o retorno de todos os sistemas do STJ”, afirmou Martins, que acionou a Polícia Federal para investigar a invasão criminosa, que bloqueou a base de dados dos processos em andamento e paralisou os trabalhos.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (5), em sua live semanal, que a PF já identificou o hacker que invadiu computadores do STJ. Ele elogiou a atuação dos policiais e ironizou os autores do ataque.

“[Sobre o] Hackeamento do acervo do STJ: alguém entrou, pegou tudo, guardou e pediu resgate. É o Brasil. A PF entrou em ação imediatamente, tive informações do diretor-geral da PF [Rolando Alexandre de Souza]. Já descobriram quem é o hackeador. O cara hackeou e não conseguiu ficar duas horas escondido?”, disse.

Em nota divulgada nesta quinta, pelas 21h30, o STJ informou que a invasão foi detectada na terça-feira (3) à tarde, quando ocorriam sessões de julgamento.

“Verificou-se que um vírus estava circulando na rede de informática do tribunal e, como medida de precaução, os links para a rede mundial de computadores foram desconectados, o que implicou no cancelamento das sessões de julgamento e impossibilitou o funcionamento dos sistemas de informática e de telefonia da Corte”, contou ele.

A pedido do presidente do STJ, o ministro da Justiça, André Mendonça, determinou a instauração de inquérito na PF. “O STJ está fornecendo todas as informações demandadas pela PF e acompanhando, passo a passo, os procedimentos investigatórios”, diz a nota.

Equipe do STJ recupera ambientes

Uma equipe de tecnologia do próprio STJ e prestadores de serviços do tribunal, como a Microsoft, iniciou os procedimentos de recuperação dos ambientes dos sistemas de informática do Tribunal da Cidadania.

“O Tribunal também está contando com a colaboração do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, para auxiliar a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do tribunal na restauração dos sistemas de informática”, informou o presidente do tribunal.

O ataque hacker bloqueou temporariamente, com o uso de criptografia, o acesso aos dados, que estão preservados nos sistemas de backup do tribunal.

“Permanecem íntegras as informações referentes aos processos judiciais, contas de e-mails e contratos administrativos, mantendo-se inalterados os compromissos financeiros do tribunal, inclusive quanto à sua folha de pagamento”, informa a nota do STJ.

Reportar Erro