Habeas corpus

Como o ‘Diário do Poder’ antecipou, STF decide julgar ‘HC’ de Lula

Ministra Cármen Lúcia decidiu ontem manter o julgamento na pauta

acessibilidade:
Lula está preso desde 7 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu julgar nesta terça-feira (25) um habeas corpus  para analisar a soltura do ex-presidente e presidiário Lula, conforme estava previsto. A manutenção do julgamento foi noticiada na noite desta segunda-feira (24) pelo Diário do Poder.

O ministro Gilmar Mendes, que pediu vista do processo que trata da questão, havia solicitado o adiamento, após provocar o seu agendamento, mas a presidente da Segunda Turma, ministra Cármen Lúcia, agiu para manter o julgamento na pauta.

Na noite de ontem, a ministra divulgou nota deixando claro que isso aconteceria, lembrando inclusive que o caso se referia a réu preso e, como tal, conforme prevê a lei, tem direito a prioridade. Nesta terça, Gilmar acabou concordando com o entendimento da presidente da Segunda Turma.

Lula está preso desde 7 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, depois de ter sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF-4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Reportar Erro