Chicana jurídica

Segunda Turma adia julgamento de nova manobra de Lula no STF

Já passa de uma centena os recursos, na chicana jurídica de Lula

acessibilidade:
Sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) -(Foto: Nelson Jr)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou da pauta de julgamentos mais uma manobra em que a defesa do ex-presidente e atual presidiário Lula pretende a suspeição do então juiz Sergio Moro no julgamento do caso do triplex no Guarujá (SP). Já passa de uma centena a quantidade de manobras semelhantes. O processo só deverá voltar à pauta em agosto, quando o tribunal voltar ao trabalho.

Não foi explicado o motivo do adiamento, somente a seguinte decisão, mas isso tem sido atribuído a uma manobra do ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista do processo em que o presidiário já contava com dois votos contrários. A publicação de mensagens atribuídas ao ex-juiz Sérgio Moro levou Gilmar Mendes, de notórias desavenças com a Lava Jato, a pedir para colocar o processo em pauta. Mas como a autenticidade das supostas mensagens vem colocada em dúvida, o mesmo ministro teria desistido de julgar o caso.

O processo começou a ser julgado na Segunda Turma em dezembro de 2018, quando o relator ministro Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia votaram contra o pedido de suspeição. Além de Gilmar, ainda votarão nesse processo os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Reportar Erro