Reunião ministerial

PGR pede cautela na divulgação do vídeo de reunião ministerial; STF decreta sigilo

Após autorizar várias pessoas a ter acesso ao vídeo, vazamento é questão de tempo

acessibilidade:
Augusto Aras, procurador geral da República - Foto: reprodução da Band TV.

O procurador Geral da República, Augusto Aras, recomendou cautela na divulgação de vídeo de reunião ministerial citada pelo ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, em seu depoimento à Polícia Federal, no curso do inquérito que investiga eventuais crimes cometidos na substituição do diretor-geral da Polícia Federal.

Ele acha que devem ser utilizados apenas os trechos do vídeo pertinentes à investigação do cometimento de algum tipo de crime que eventualmente tenha sido cometido pelo presidente, durante a reunião. Outros trechos que, divulgados, podem prejudicar os interesses do Brasil, diz Aras, deve ser mantido sob sigilo.

Augusto Aras fez essa recomendação beste domingo (10) durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band. O chefe da PGR defende que apenas os trechos relacionados ao inquérito devem ser expostos.

A gravação é de uma reunião ministerial ocorrida em 22 de abril, quando teria ocorrido uma suposta discussão sobre a troca do comando na Polícia Federal, está sob sigilo por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello.

Neste fim de semana, o ministro autorizou que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e o Procurador-Geral da República tenham acesso à gravação. Com isso, o vazamento da íntegra do vídeo é só uma questão de tempo.

Augusto Aras também falou sobre as manifestações “antidemocráticas” que vem acontecendo no País. Um inquérito aberto pelo ministro do STF Alexandre de Moraes busca identificar os organizadores dos atos, que estariam cometendo crime previsto na Lei de Segurança Nacional. Para ele, atos contra a democracia não devem ser admitidos.

A conturbada relação entre o governo federal e os Estados também foi abordada durante a entrevista. O procurador geral defende a importância da harmonia entre os poderes para o enfrentamento da crise e o respeito à competência dos estados.

A Lei de abuso de autoridade, que entrou em vigor neste ano, pode afetar membros do Ministério Público no período pós-pandemia, segundo Augusto Aras. Ele fez ainda um apelo para que haja responsabilidade social e união contra a Covid-19, neste momento.

Reportar Erro