Promessa de retidão

Otávio Praxedes exalta ética ao assumir Justiça de Alagoas

Novo presidente quer alagoano orgulhoso por conduta na Justiça

acessibilidade:

Com a promessa de fazer a sociedade se orgulhar da conduta ética dos integrantes do Judiciário de Alagoas, o desembargador Otávio Leão Praxedes assumiu nesta sexta-feira (6) a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), para o Biênio 2017-2018. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Maceió, onde disse ter como meta notabilizar o TJ de Alagoas pelo compromisso com a coletividade e pela garantia da paz social.

Otávio Praxedes sucede uma gestão cujo desembargador-presidente Washington Luiz Damasceno Freitas foi afastado do exercício da magistratura pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em junho de 2016, sob suspeitas de atos de corrupção e homicídios, das quais se defende em instâncias superiores da Justiça.

Além do fortalecimento das instituições com a criação de pautas comuns entre os poderes, o magistrado disse ter como meta revigorar a cidadania e os valores da sociedade. E ainda prometeu realizar um mutirão carcerário, a nomeação de magistrados e concurso público para servidores do Judiciário nos próximos dois anos.

“Cumprirei essa missão com retidão, confiança, dignidade, imparcialidade e justiça, sempre com o objetivo de fortalecer as instituições, o exercício da cidadania e os valores consagrados por nossa sociedade. A sociedade deve se orgulhar de seu Tribunal e a conduta ética do julgador deve inspirar confiança, segurança, serenidade, jamais o temor”, discursou o novo presidente do TJ, durante solenidade de posse.

João Luiz se destacou realizações na despedidaAVANÇOS

O ex-presidente interino João Luiz Azevedo Lessa exaltou avanços no Judiciário de Alagoas, que obteve, por exemplo, o selo Diamante da Justiça em Números, em 2016. Fator que, de acordo com o novo desembargador Otávio Praxedes demonstra a efetiva participação do Judiciário na construção de uma sociedade mais justa.

“Dados do Conselho Nacional de Justiça demonstram que o Judiciário de Alagoas possui índice de eficiência destacado no país, com redução da taxa de congestionamento e o menor custo por processo em relação a outros Tribunais”, exaltou Otávio Praxedes.

Também tomaram posse os desembargadores Celyrio Adamastor Tenório, como vice-presidente; e Paulo Barros da Silva Lima, como corregedor-geral da Justiça.

A posse foi prestigiada pelo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB); pelo procurador-geral da Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e pelo senador Benedito de Lira (PP-AL), entre outras autoridades.

CURRÍCULO

Nascido em 26 de novembro de 1952, em União dos Palmares, Otávio Praxedes é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração Pública pelo Centro Universitário Cesmac. Possui doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Ingressou na magistratura em 1986, atuando nas comarcas de Delmiro Gouveia, Porto de Pedras, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Arapiraca e Maceió, quando foi promovido, em 2008, pelo critério de merecimento ao cargo de desembargador do TJ/AL.

Reportar Erro