Lista sêxtupla

OAB-DF define lista de 12 nomes para concorrer a vaga de desembargador do TJDFT

Ao final do processo, quem decide sobre a vaga é o presidente da república

acessibilidade:
TJDFT está com vaga de desembargador em aberto. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

A Seccional da OAB do Distrito Federal (OAB-DF), definiu a lista com 12 candidatos que irão disputar os votos de cerca de 45 mil membros da Ordem no processo de escolha da lista sêxtupla para desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em vaga destinada à advocacia.

A lista foi escolhida com o voto de 41 conselheiros titulares, cinco integrantes da diretoria e três membros honorários vitalícios da seccional. Os 11 primeiros candidatos obtiveram o mínimo necessário de 50% dos votos mais um. 

O 12º nome foi definido em uma segunda rodada de votação, quando todos os conselheiros, diretores e membros vitalícios votaram novamente. A advogada criminalista Daniela Tamanini ficou em 13º lugar com votos de 24 conselheiros, um a menos que o necessário para integrar a lista. 

A candidata usou as redes sociais para agradecer os votos recebidos do conselho seccional. “Agradeço a todos os 24 Conselheiros da OAB/DF que me deram não apenas seus votos de confiança, mas de reconhecimento pelo trabalho que venho desempenhando na advocacia há tantos anos. Saio da disputa da mesma forma que entrei: de cabeça erguida”, afirma.

Eleição para lista de candidatos da OAB/DF à vaga de desembargador no TJDFT. Foto: Reprodução.

A votação ocorreu por meio de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o pleito. Apenas o segundo escrutínio foi por cédula. Concorreram 31 candidatos, que tiveram oito minutos para defender suas candidaturas e responderem a uma pergunta preparada pela Comissão Eleitoral, sorteada no início da exposição. 

“A sessão transcorreu bem e o processo de votação foi um sucesso, com o resultado saindo antes do esperado”, comemorou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, ao final da sessão.

Os 12 candidatos terão um prazo de duas semanas para fazer suas campanhas junto à classe, após a publicação de edital com a lista definitiva dos nomes. Os seis nomes mais votados pelos membros da OAB/DF serão referendados pelo Conselho Pleno, desde que não haja irregularidades demostradas durante o processo de consulta direta.

A lista sêxtupla será enviada pela OAB/DF ao TJDFT, que reduzirá os seis nomes para três. Cabe ao presidente da República escolher quem dos três ocupará a vaga deixada por Flavio Renato Jaquet Rostirola, que faleceu em 15 de março deste ano, após 18 anos no TJDFT.

Reportar Erro