Justiça

PT pede e MPF vai representar contra ex-secretário Alvim por apologia do nazismo

Ex-ministro de Dilma pediu ação à Procuradoria dos Direitos do Cidadão, que aceitou o pedido do petista

acessibilidade:
Roberto Alvim, ex-secretário especial de Cultura do governo Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ex-ministro de Dilma Alexandre Padilha (PT-SP) pediu à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal para representar contra o ex-secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, por “apologia ao nazismo”. O pedido foi acatado.

A PFDC solicitou solicitou o enquadramento do ex-secretário para responsabilidade criminal de apologia do nazismo, revisão das nomeações autorizadas por Alvim enquanto secretário e a revogação imediata do Prêmio Nacional das Artes, que está baseado nos conceitos éticos e estéticos sobre a cultura.

O pedido surgiu após o vídeo polêmico em que Alvim parafraseia um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Alemanha nazista.

A documentação foi feita em parceria com a ex-deputada federal Clara Ant, José Geraldo, ex-reitor da Universidade de Brasília, Marcio Felippe, ex-procurador do estado de São Paulo, e o advogado Patrick Gomes.

“Obtivemos uma vitória importante contra o obscurantismo do governo Bolsonaro e seus defensores que defendem regimes autoritários. Aguardaremos os próximos passos do conjunto da Justiça para que contenhamos de vez qualquer avanço do nazismo no nosso país”, afirma Padilha.

O pedido vai agora para análise da Procuradoria da República do Distrito Federal. (Com informações Folhapress)

Reportar Erro