Nesta terça

Ministro José Mucio toma posse na presidência do Tribunal de Contas da União

Ministra Ana Arraes foi empossada na vice-presidência do Tribunal

acessibilidade:
Ao lado do antecessor Raimundo Carreiro, o ministro José Mucio Monteiro toma posse como presidente do TCU. Foto: TCU

O ministro José Mucio Monteiro tomou posse nesta terça (11) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. A agora vice-presidente, ministra Ana Arraes, também foi empossada, acumulando a função de corregedora do Tribunal. A nova gestão passa a valer no primeiro dia do próximo ano.

A cerimônia contou com a presença do presidente Michel Temer; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE); e a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; e o atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Posse prestigiada de Múcio (Foto: Luiz Inácio Adams/Diário do Poder)

Mucio ficará à frente do TCU pelo período de um ano, de acordo com o regimento do Tribunal, podendo ser reeleito para mais um mandato com o mesmo período de duração. O agora ministro-presidente sucede Raimundo Carreiro, que exerceu a função no biênio 2017-2018.

Nascido em Recife (PE), José Mucio é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (Poli). Posteriormente, se dedicou ao setor privado da agroindústria em Pernambuco e no Mato Grosso. Mucio começou sua vida pública em 1976, quando foi vice-prefeito de Rio Formoso, em Pernambuco. Em 1982, o ministro foi eleito prefeito do mesmo município.

Mucio foi presidente da então estatal Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) em 1983; e de secretário dos Transportes, Comunicação e Energia do Estado de Pernambuco, entre 1983 e 1986. Quatro anos depois, foi eleito deputado federal por seu estado, renovando o mandato por mais quatro vezes.

Enquanto parlamentar, ele se licenciou duas vezes: para ser secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife (PE), entre 1997 e 1998; e para assumir o Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, entre 2007 e 2009, na gestão do ex-presidente Lula. Mucio tomou posse como ministro do TCU em 2009, ocupando a vaga deixada pelo ministro Marcos Vilaça.

A segunda mulher no TCU

Também natural de Recife, a ministra Ana Arraes é formada em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Arraes trabalhou no Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, depois sendo chefe de gabinete de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Entre 1995 e 1998, a ministra foi servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e atuou como secretária parlamentar na Câmara dos Deputados até 2006. No mesmo ano, se elegeu deputada federal por Pernambuco, sendo reeleita em 2010.

A agora vice-presidente do TCU foi autora da Cartilha do Consumidor (2009 e 2010) e do Guia Prático de Defesa Sobre a Violência Contra a Mulher (2008). Arraes tomou posse no TCU em 2011, por escolha de deputados federais, ocupando a vaga surgida após a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar.

Reportar Erro