Mais Lidas

Novo conselheiro

Ministro do STF toma posse no Instituto Palavra Aberta

Marco Aurélio é novo conselheiro Consultivo do Instituto

acessibilidade:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello tomou posse como Conselheiro Consultivo do Instituto Palavra Aberta. A solenidade foi realizada durante a Assembleia Geral da entidade, em São Paulo. “Como cidadãos, temos o dever de atuar para assegurar os avanços democráticos de nossa sociedade”, disse o magistrado. Criado em 2010, o Instituto Palavra Aberta promove a liberdade de expressão e de informação manifestada na liberdade de imprensa, na liberdade de expressão comercial e na livre iniciativa como pilar fundamental de uma sociedade avançada e sustentável.

A cerimônia de posse do ministro Marco Aurélio foi conduzida pela presidente da entidade, Patrícia Blanco. A saudação de boas vindas ao ministro foi feita pelo também Conselheiro Eugênio Bucci. Este destacou a trajetória de defensor da liberdade de expressão e da manifestação do pensamento do empossando e citou trechos de votos e de pronunciamentos do ministro Marco Aurélio a favor da liberdade de expressão e do fortalecimento da democracia.

Bucci mencionou a criação da TV Justiça e a mudança da sala de Imprensa para o prédio principal do STF como medidas práticas de apoio à liberdade de Imprensa e à transparência. “Que soe uma voz como essa na cúpula do Poder Judiciário do nosso país é uma garantia democrática para os brasileiros. Que a mesma voz, a partir de hoje, venha se integrar ao Conselho Consultivo do nosso Instituto Palavra Aberta, é uma honra para a nossa entidade”, afirmou Bucci. 

Segundo Patrícia Blanco, o Instituto Palavra Aberta “acredita na força da comunicação e no poder da palavra na construção de uma sociedade melhor, e valoriza o indivíduo como alguém capaz de tomar suas próprias decisões, sem a tutela do Estado”. A entidade apoia também o direito dos cidadãos à informação e à cultura e o direito da iniciativa privada de se comunicar abertamente, com ética e responsabilidade, porque entende que o indivíduo bem informado faz escolhas melhores para si e mais próximas de suas necessidades.

Reportar Erro