Difusão de princípios

Ministro do STF presidirá Instituto de Cidadania

Lançamento da entidade e posse de Marco Aurélio Mello serão amanhã

acessibilidade:

O ministro do STF Marco Aurélio Mello toma posse, nesta quarta-feira, dia 07/10, como presidente do IUC – Instituto Uniceub de Cidadania, em Brasília. A entidade será lançada na cerimônia de posse. Terá como objetivos servir a sociedade por meio de projetos e ações pontuais que difundam princípios éticos e cidadãos. “Acredito no Brasil sonhado, no esforço coletivo para ter-se dias melhores”, explica o ministro sobre sua iniciativa de aceitar a nova missão solidária.

O IUC conta com um núcleo executivo e com dois conselhos: o consultivo e o acadêmico, ambos ocupados por expoentes em suas áreas de atuação. O navegador Amyr Klink, a atriz Adriana Nunes, a senadora Ana Amélia (PP-RS), o ministro do TCU Augusto Nardes, a jornalista e escritora Dad Squarisi e o historiador Marco Antônio Villa compõem o Conselho Consultivo.

O Conselho Acadêmico é constituído pelo jornalista Eugênio Bucci, o filósofo Danilo Marcondes, o constitucionalista Eduardo Mendonça, o advogado Daniel Sarmento, a pesquisadora Débora Diniz e a procuradora-adjunta do Distrito Federal Tatiana Muniz. No núcleo executivo da entidade, além do presidente, estão: o prof. Edevaldo Alves da Silva, como chanceler, Athayde Fontoura, como diretor executivo, a jornalista Kátia Cubel como diretora de relações instituticionais e a procuradora do Distrito Federal Cristiana De Santis Mello como secretária geral.

PROJETOS DO INSTITUTO

A atuação do IUC irá enfocar debates acadêmicos e projetos práticos. O objetivo é mobilizar forças para potencializar a capacidade de realização em prol do bem comum. O primeiro evento acadêmico irá ocorrer nos dias 21 e 22 de outubro, no Uniceub, em Brasília. Será um seminário com enfoque médico e jurídico sobre “A Dignidade da Morte”. Para 2016, já há projeto a serem implementados. Serão três linhas de atuação prática: o combate à abstenção eleitoral no pleito de 2016, a inclusão social por meio da qualificação de mão-de-obra e a difusão da ética, especialmente entre adolescentes e jovens.

Reportar Erro