Substituto de Celso

Ministro Alexandre de Moraes é o novo relator de ação contra o presidente Bolsonaro

Moraes assume no lugar do ministro aposentado Celso de Mello, no inquérito que investiga suposta interferência de Jair Bolsonaro na PF

acessibilidade:
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Antônio Cruz/ABr
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Antônio Cruz/ABr

O ministro Alexandre de Moraes foi escolhido nesta terça-feira (20) como o novo relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, por suposta interferência na Polícia Federal. Moraes substitui o ministro Celso de Mello, aposentado no último dia 13.

O sorteio foi realizado pelo sistema eletrônico do STF, por determinação do presidente da Corte, ministro Luiz Fux. O pedido foi feito pela defesa do ex-ministro Sergio Moro, outro réu no processo, que alegou “urgência” do processo.

A decisão, no entanto, apazigua a discussão entorno da sucessão dos processo de Celso de Mello. O escolhido pelo presidente para a vaga no STF, Kassio Nunes, herdaria todas as ações relatadas pelo ministro aposentado, incluindo a ação contra Bolsonaro.

O ministro Alexandre de Moraes também é relator e “delegado” do inquérito criado no STF para investigar supostas ameaças contra membros da Corte e também é relator da ação que investiga atos e manifestações que pediam “golpe militar” e a “volta do AI-5”.

Reportar Erro